Teste de publicidades

Prefeitura do Recife informa o funcionamento dos serviços municipais neste Feriado de Tiradentes

Neste, 21 de abril, feriado nacional do Dia de Tiradentes, a maior parte dos serviços da Prefeitura do Recife não estarão disponíveis e o edifício-sede estará fechado.  Entretanto, a vacinação contra a gripe acontecerá no Sítio Trindade, no Parque 13 de Maio e no Parque Dona Lindu. Já a vacinação contra a covid-19 seguirá sendo realizada nos 11 pontos de drive-thru e nos seis centros de imunização disponibilizados pela gestão municipal. Para quem quiser praticar atividades físicas ao ar livre, mantendo o distanciamento social, uma opção é a Ciclofaixa de Turismo e Lazer que estará disponível das 7h às 16h, assim como os parques Santana e Macaxeira, abertos das 5h às 20h. Outra opção de lazer, para quem curte o contato com a natureza, é o Jardim Botânico do Recife que vai funcionar das 9h às 15h.

SAÚDE - Nesta quarta-feira (21), feriado de Tiradentes, a vacinação contra a covid-19 acontece normalmente nos 11 pontos de drive-thru e nos seis centros de imunização. Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na quinta-feira (22). Por isso, a vacinação contra a gripe neste feriado acontece apenas em três parques da cidade: Sítio Trindade, em Casa Amarela; Parque 13 de maio, na Boa Vista; e Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, das 8h às 17h.

Apenas cinco Upinhas vão funcionar neste feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira). 

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) terá funcionamento normal durante o feriado, realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Para a vacinação antirrábica ou antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no feriadão, das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na quinta-feira (22).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - Devido ao feriado nacional de Tiradentes, o Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR) não funcionará, retomando os atendimentos de castrações, consultas e cirurgias eletivas e de urgência e emergência na quinta-feira (22). A unidade veterinária funciona regularmente de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, exceto feriados. O HVR está situado na Av. Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade.

TURISMO E LAZER - Nesta quarta-feira, Dia de Tiradentes, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará à disposição para quem quiser aproveitar o feriado nacional ao ar livre. O percurso fica disponível das 7h às 16h e conecta três rotas ao Marco Zero, no Recife Antigo, passando por diversos atrativos turísticos da cidade. Também estarão abertos para caminhadas e atividades individuais os parques Santana e Macaxeira, das 5h às 20h.

JARDIM BOTÂNICO DO RECIFE -  O Jardim Botânico do Recife também estará aberto no dia de Tiradentes (21). O horário de funcionamento do local é das 9h às 15h. O JBR reabriu no começo de abril e segue obedecendo todas as regras necessárias para a contenção do coronavírus: além da obrigatoriedade do uso de máscara, o máximo de pessoas por grupo de visitantes é de oito pessoas, além disso, não são permitidas atividades que envolvam qualquer tipo de aglomeração, como piqueniques e ensaios fotográficos. O equipamento ambiental oferece lazer e também é um lugar de pesquisa científica e conservação da Mata Atlântica. Os espaços disponíveis como atrativos durante esse período de pandemia são: Jardim de biomas, arena arbor, coleção de Passifloraceas e cactáceas, alameda principal e o jardim tropical. O orquidário e jardim sensorial permanecem fechados devido à manutenção e incompatibilidade de abertura em um contexto pandêmico. 

ESPORTES - As unidades da Academia Recife estarão fechadas nesta quarta-feira, devido ao feriado, mas voltam a funcionar normalmente na quinta.

MERCADOS PÚBLICOS E FEIRAS - Os 26 mercados e feiras públicas do Recife estarão abertos neste feriado (21) das 6h às 13h.

CULTURA - Museus e teatros do Recife continuam fechados, em conformidade com as determinações do decreto do Governo de Pernambuco por causa da Covid-19.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Nesta quarta-feira, não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

COMPAZ E BIBLIOTECAS POPULARES - Devido ao feriado de Tiradentes, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara não funcionarão nesta quarta, 21 de abril. As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados também não estarão disponíveis para o público. Os equipamentos retornarão às suas atividades normais na quinta-feira. 

PROCON-RECIFE - Devido ao feriado de Tiradentes, 21 de abril, não haverá  atendimento no Procon Recife. Os consumidores podem acessar  o site procon.recife.pe.gov.br, no entanto as reclamações abertas na plataforma serão respondidas a partir  da  próxima quinta-feira.

FINANÇAS - A Prefeitura do Recife retomou as atividades presenciais do Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), da Secretaria de Finanças (Sefin), neste mês de abril, mas nesta quarta-feira (21) estará fechado por causa do feriado. 

TRÂNSITO - Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas foram suspensos devido à quarentena decretada pelo Governo do Estado.

Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro.


João Campos lança novo site do Quero Impactar e convoca sociedade para se engajar no Programa

 

Plataforma de financiamento coletivo online é 100% gratuita e une contribuintes que querem doar parte do Imposto Renda a instituições e projetos sociais instalados na cidade

 

O sonho de todo contribuinte é ver os impostos arrecadados bem aplicados em projetos que promovam bem-estar para a sociedade. É o que o Programa Quero Impactar vem fazendo e já beneficiou cerca de 260 mil pessoas assistidas por projetos sociais no Recife. Trata-se de uma plataforma web de financiamento coletivo 100% gratuita, em que os contribuintes podem doar parte do Imposto de Renda para uma entidade ou projeto social apoiados pela ação. O prefeito do Recife João Campos fez o lançamento do novo site junto secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife Rafael Dubeux, na tarde desta terça-feira (20), na sede da Prefeitura do Recife.

 

“Aquele imposto que você pagaria na declaração de Imposto de Renda, ele vai ser destinado, uma parte dele, para um projeto específico da cidade do Recife. Então

você já pagaria esse imposto, iria para Brasília e a decisão seria nacional, você deixa ele na nossa cidade. É fundamental a sua decisão e participação, afinal de contas quando a gente junta os esforços dos recifenses, a gente consegue fazer muito mais”, detalhou o gestor municipal.

 

A plataforma permite de uma maneira simples, por meio do site Quero Impactar (https://queroimpactar.recife.pe.gov.br/), que pessoas físicas que fazem a declaração do IR no modelo completo e jurídicas(tributadas pelo regime de lucro real) doem parte do Imposto de Renda devido para projetos ou ações que prestam serviços sociais relevantes para a população mais carente da cidade. “As pessoas muitas vezes querem escolher para onde vai o seu imposto e não sabem como fazer isso, e agora você tem um jeito de fazer isso super fácil, acessando o aplicativo do Conecta Recife ou o site Quero Impactar, lá você escolhe um dos projetos sociais já classificados pela Prefeitura do Recife ou já aprovados nos ministérios que dão incentivos fiscais, e a pessoa escolhe esse projeto, destina o valor para o projeto e ela abate esse valor do imposto de renda dela”, explicou o secretário Rafael Dubeux. 

 

As pessoas físicas podem doar até 3% do imposto devido para cada fundo (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Fundo da Pessoa Idosa) ou até 6% para projetos aprovados na Lei Rouanet, Lei de Incentivo aos Esportes Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD). Pessoas jurídicas podem doar até 1% sobre o imposto devido, não podendo ser declarado como despesa operacional. No próprio site do Quero Impactar, o doador pode gerar o boleto de pagamento e escolher qual instituição, projeto ou ação quer ajudar.

 

Ainda segundo Rafael Dubeux, a ferramenta, além de ser prática, por ser online, não tem burocracia e é transparente, uma vez que o dinheiro vai direto para o projeto escolhido e a aplicação do investimento pode ser acompanhada pelo doador. "Vários benefícios são gerados para a cidade: movimentamos a economia, fazendo com que os valores de tributos dos recifenses circulem dentro do território, apoiando instituições que fazem um trabalho sério para população, além de empreendedores sociais que conseguem tocar seus projetos", aponta.

 

A plataforma foi desenvolvida pela Prefeitura do Recife e é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação(SDECTI), com apoio da Emprel. O programa é a primeira plataforma desse tipo na administração pública no Brasil. 

 

Desde 2019, a Plataforma já arrecadou mais de R$ 15,3 milhões e até agora foram apoiados 31 projetos de entidades como Hospital de Câncer de Pernambuco(HCP), Imip, Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer(GAC/Recife), Projeto Navegar é Preciso e o Recife Bom de Bola (maior campeonato de futebol de várzea do mundo, com 500 times), beneficiando uma média de 260 mil pessoas.

 

O Hospital do Câncer, por exemplo, já recebeu R$ 5 milhões e a quantia foi destinada à aquisição de insumos quimioterápicos e materiais médicos para 10 mil doentes oncológicos idosos e na abertura de leitos de UTI para idosos com COVID – 19, que tem como objetivo manter leitos de UTI separados para os pacientes oncológicos que adquiriram o novo coronavírus ao longo do tratamento. Os leitos de UTI Covid atenderam cerca de 500 pacientes. 

 

Outro contemplado pela Plataforma é Projeto Navegar é Preciso, que já beneficiou 300 idosos com aulas de noções básicas de informática: internet e redes sociais, edição de texto e planilhas eletrônicas. O Navegar recebeu R$ 147 mil, por meio do Impactar. Para a aluna Nizete Felix, 71 anos, o curso foi uma boa oportunidade. “Aprendi  muito com ele”, disse. 

 

 

No exercício fiscal de 2018/2019, mais de 163 mil contribuintes do Recife declararam o IR na modalidade completa, sendo estimado que o potencial de doações ociosas no município chegue a R$ 24 milhões. A perspectiva de doações de pessoas jurídicas é da ordem de R$ 16 milhões.

 

 

 


Bora conversar mais sobre o Parque das Graças?

 O Parque das Graças integra o Parque Capibaribe, programa urbanístico que promove uma nova relação sustentável da cidade com o rio. 

O projeto inicial para a área era uma via com quatro faixas para carros. Ao ouvir moradores, instituições e, em parceria com a UFPE, a Prefeitura elaborou um novo projeto para o Parque.

O novo espaço dará prioridade para quem anda a pé ou de bicicleta e terá áreas para piquenique, mirantes, parques infantis e praças, criando uma nova relação com o rio. 

O Parque prevê o plantio de 550 árvores da mata nativa, 200 delas no equipamento, além de áreas para a valorização e integração da fauna e da flora, como o Refúgio das Capivaras.

Com isso, o dobro de árvores nativas será plantado no local, com espécies voltadas para uma maior integração com a natureza, e outras 350 serão incluídas no entorno do Parque e em outras áreas da cidade.

 A obra dispõe das autorizações ambientais necessárias para a sua execução, seguindo os trâmites legais.

#parquedasgraças #parquecapibaribe

https://www.instagram.com/tv/CN3Q_MxHwy5/?igshid=zrez5mrp492k


COMPESA RETIRA MAIS 120 MIL PESSOAS DO RODÍZIO NO RECIFE

As chuvas registradas nos últimos dias continuam impactando positivamente o nível dos mananciais na Região Metropolitana do Recife e, com isso, possibilitando ao Governo do Estado levar mais água para a população. Como anunciado na semana passada pelo governador Paulo Câmara, a Compesa vem monitorando os reservatórios e promovendo ajustes no calendário de abastecimento da região. Dessa vez, a novidade é a retirada de 120 mil pessoas do esquema de rodízio em áreas planas da Zona Norte do Recife, a partir do incremento de 200 litros de água por segundo do Sistema Alto do Céu.

 

A mudança no calendário passa a valer a partir desta segunda-feira (19) nas áreas planas dos bairros da Mangabeira, Ponto de Parada, Porto da Madeira, Cajueiro, Campina do Barreto, Fundão, Água Fria, Bomba do Hemetério, Beberibe, Arruda, Encruzilhada, Hipódromo, Torreão, Campo Grande, Espinheiro, Jaqueira, Tamarineira, Rosarinho e Aflitos. Antes do ajuste, o regime de distribuição de água nessas áreas era de um dia com água para dois dias sem, agora a população será atendida com água todos os dias nas torneiras. 

 

O Sistema Alto do Céu, que operava com uma vazão de 700 litros por segundo, passa a operar com 900 litros por segundo. A mudança é resultado do aumento de 450 para 650 litros por segundo da água que é retirada dos rios Pitanga e Utinga, localizados em Igarassu.

 

“Estamos animados por conseguir ofertar água todos os dias para essas 120 mil pessoas e, ainda mais, com a perspectiva de aumentar mais o nível dos mananciais, uma vez que a RMR está no início do seu período chuvoso. Nesse cenário, a Compesa segue trabalhando incessantemente para levar mais água para a população”, destaca a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

 

Na semana passada, foi anunciada a melhoria da oferta de água para os bairros de San Martin, Mangueira, Jiquiá, Ipsep, Afogados e Imbriribeira, no Recife, além de outras áreas dos municípios de Jaboatão dos Guararapes e do Cabo de Santo Agostinho, a partir do incremento alcançado com o aumento no volume de Pirapama, totalizando 430 mil pessoas beneficiadas. “A ampliação da oferta de água para os pernambucanos é uma das metas que o Governo do Estado está empenhado todos os dias”, finaliza Manuela.


Paracomemorar um ano de inclusão, entidades LGBTIs fazem campanha de doação desangue

 


A ação #TODOSPODEMDOAR será realizada durante todo o mês de maio e tem como objetivo aumentar o Banco de Sangue de todo o Estado de Pernambuco



A Aliança Nacional LGBTI+, em parceria com o Instituto Boa Vista, Instituto Transviver e Club Metrópole, irá promover uma grande e inédita campanha de doação de sangue LGBTI+ em todo o Estado de Pernambuco. Com o mote Todos Podem Doar, a ação é em comemoração a um ano da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu restrições à doação de sangue por homossexuais, bissexuais, travestis e transexuais. A campanha vai ser realizada durante todo o mês de maio e visa aumentar o Banco de Sangue de Pernambuco. 

Em decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a restrição de doações de sangue por homossexuais. A maioria dos ministros do STF votou por tornar inconstitucional as regras da Anvisa e do Ministério da Saúde, consideradas como discriminatórias. A decisão foi dada no dia 8 de maio do ano passado em relação à Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 5543. 


“Lógico se todo sangue é testado porque o sangue LGBT era descartado? Aí onde mora a punição às relações homoafetivas, e a culpa de que até seu sangue é sujo. Imagina como um LGBT era constrangido num ato de amor? Vamos juntos promover essa campanha”, convoca a coordenadora do (Aliança) Nacional LGBTI+ em Pernambuco, Maria do Céu. 


O diretor presidente da Aliança Nacional LGBTI+, Tony Reis, falou sobre a importância da doação. “Todo o sangue é vermelho, todo sangue é vida. Qualquer pessoa pode doar sangue, desde que, não tenha práticas de riscos. Se você não tem práticas de riscos, independente da sua orientação sexual, você pode fazer esse gesto de solidariedade. Doar sangue é contribuir com a vida”, enfatizou.


SAIBA ONDE DOAR



HEMOPE - Para doar, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade.

Para agendar o atendimento no Recife, que funciona de segunda a sábado, basta ligar para o número 0800-081-1535. O agendamento é feito de segunda a sexta-feira entre as 07h e 19h. Para ligações interestaduais, ligue no (81) 3182-4630.

O Hemope, localizado na Rua Joaquim Nabuco, 171, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, recebe doações de todos os tipos de sangue.


HEMATO 

O Banco de Sangue Hemato é responsável por atender 14 hospitais credenciados da cidade e região e realizar cerca de 1,5 mil transfusões de sangue por mês.


Os interessados em doar não precisam agendar horário, basta comparecer à unidade na Rua Dom Bosco, no bairro Boa Vista, próximo à Praça Chora Menino e em frente ao SAMU. O local possui estacionamento para doadores no local. Informações pelo telefone (81) 3972-4050 ou WhatsApp: (81) 98107-0076.

O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sexta, sábado, das 08 às 18h, e domingo, das 08h às 12h.


 
ENDEREÇO


Rua Dom Bôsco, 723 - Boa Vista


Próximo à Praça Chora Menino e em frente ao SAMU Recife – PE


Estacionamento para Doadores no local (81) 3972-4050


HORÁRIO DE ATENDIMENTO


Segunda a Sexta, das 07h às 18h sábado, das 08h às 18h e domingo, das 08h às 12h.

Rua Dom Bôsco, 723 - Boa Vista
Próximo à Praça Chora Menino e em frente ao SAMU - Recife - PE
 

Estacionamento para Doadores no local
(81) 3972-4050

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 07h às 18h Sábado, das 08h às 18h e Domingo, das 08h às 12h.


 Recife amplia vacinação de covid-19 para idosos a partir de 60 anos

Recife amplia vacinação de covid-19 para idosos a partir de 60 anos

O novo grupo poderá fazer o agendamento a partir das 12h desta sexta (16) e começa a receber a vacina já no sábado (17). Prefeito João Campos fez o anúncio na manhã desta sexta (16)

 

Idosos com 60 anos ou mais que moram na capital pernambucana poderão tomar a vacina contra covid-19 a partir deste sábado (17). O agendamento da vacinação já começa ao meio-dia desta sexta (16). O anúncio da ampliação do Plano Recife Vacina foi feito pelo prefeito João Campos na manhã de hoje, através das redes sociais. Com isso, todo o grupo de idosos já está contemplado pela vacinação na cidade. 

 

“Recebemos nesta madrugada um novo lote de vacina e, com isso, está sendo possível abrir a vacinação contra covid-19 para um novo grupo. Pessoas com 60 e 61 anos poderão fazer o agendamento ao meio-dia de hoje e, a partir de amanhã, esse novo grupo poderá ser vacinado”, afirmou o prefeito João Campos durante o anúncio.

 

O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site  www.conectarecife.recife.pe.gov.brou do app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. Para receber a vacina, os idosos devem anexar, no ato da marcação, comprovante de residência e o documento de identificação oficial, além de apresentá-los também no dia agendado para vacinação.

 

Até agora, quase 385 mil doses já foram aplicadas no Recife, o que representa mais de 266 mil pessoas vacinadas. Desse total, cerca de 118,5 mil pessoas já concluíram o esquema vacinal, tendo recebido as duas doses.

 

Pontos de vacinação - A capital pernambucana tem 17 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus, continuam funcionando normalmente. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. As salas de vacinação ficam na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; e Centro de Saúde Sebastião Ivo Rabelo, no Ibura.

 

Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte.

 

Outros públicos - Além dos idosos a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde, ativos, de qualquer área, a partir de 50 anos e trabalhadores da Atenção Básica do município. Além deles, os trabalhadores da saúde que atuam em UTIs (adulto, pediatria, neonatalogia, coronária e oncologia), setores de quimioterapia (ambulatorial e hospitalar), segmentos hospitalares de cardiologia, vascular e neurologia (enfermaria e diagnóstico), Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise), maternidades (centro obstétrico, berçário, alojamento conjunto, centro de parto normal, diagnóstico e farmácia) e setores hospitalares de endoscopia, broncoscopia e imagem.

 

Além deles, os que atuam em policlínicas municipais; nas Vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e do trabalhador também estão recebendo a vacina. O município também está imunizando funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados; trabalhadores de saúde lotados em hospitais do município, cirurgiões dentistas e os estudantes da área de saúde que atuam na linha de frente da covid-19 (UTI e enfermaria covid) e nos serviços de urgência e emergência.


COMPESA INICIA SERVIÇOS PARA AMPLIAÇÃO DA OFERTA DE ÁGUA NO SÍTIO BOA VISTA, EM IGARASSU

COMPESA INICIA SERVIÇOS PARA AMPLIAÇÃO DA OFERTA DE ÁGUA NO SÍTIO BOA VISTA, EM IGARASSU

Para levar mais água aos moradores do bairro Sítio Boa Vista, em Igarassu, o Governo do Estado, por meio da Compesa, deu início à obra de implantação de uma nova rede de abastecimento que vai beneficiar mais de 2.600 pessoas. O projeto inclui a instalação de 1,3 mil metros de adutora de 200 milímetros de diâmetro, além da perfuração de um poço para ampliação da oferta de água. O serviço de escavação para o assentamento da tubulação foi iniciado na Av. Erasmo Martins e tem previsão de conclusão até o fim do próximo mês. A obra completa representa um investimento de R$ 285 mil.

 

Os trabalhos de perfuração do poço estão previstos para iniciar ainda neste primeiro semestre. A expectativa é que o equipamento incremente em 15 litros por segundo a vazão de água para o reservatório Erasmo Martins,  que responde pelo abastecimento do bairro. Com a entrega da obra, a previsão é tornar o abastecimento diário para os moradores, que hoje são atendidos no regime de dois dias com água e cinco dias sem, melhorando, ainda, a pressão da chegada na água nas partes mais elevadas do Sítio Boa Vista.

 

“Além da proposta de mudança significativa no calendário, o projeto para o Sítio Boa Vista vai resolver a questão das pressões mais baixas na parte alta do bairro, que tem a população mais impactada em situações de interrupção do abastecimento. Esse é um investimento representativo da Companhia no município, pois são quase três mil pessoas que terão mais segurança hídrica e qualidade de vida”, destaca a diretora Regional Metropolitana da Compesa, Nyadja Menezes.

 


João Campos anuncia requalificação de equipamentos culturais e projeto para registro do Patrimônio Vivo do Recife

João Campos anuncia requalificação de equipamentos culturais e projeto para registro do Patrimônio Vivo do Recife

Em visita à Casa do Carnaval, no Dia Mundial da Arte, prefeito anunciou novidades para a cultura, além de fazer um balanço do AME Carnaval, que está concluindo o pagamento às 786 atrações e agremiações habilitadas

 

 

Pelas paredes, estandartes que ajudam a contar a história do Recife através daquilo que é mais valioso para a cidade: as pessoas. Localizada no coração da capital pernambucana, a Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro, foi o local escolhido pelo prefeito João Campos para anunciar o início de um processo continuado de requalificação de espaços dedicados à cultura. O equipamento será o primeiro contemplado pelo Movimento de Valorização dos Equipamentos Culturais (MOVE) e tem reabertura programada para este ano. Os investimentos se estendem a outros espaços, como a Escola de Frevo Maestro Fernando Borges, na Encruzilhada. O anúncio marcou as comemorações do Dia Mundial da Arte na capital, que ainda firmou o compromisso de levar para a Câmara do Recife a discussão sobre  a criação do registro do Patrimônio Vivo do Recife, em reconhecimento a mestres e mestras que asseguram a manutenção das mais antigas e simbólicas tradições da cultura da cidade. 

 

Na ocasião, o prefeito João Campos ainda destacou os esforços da gestão para chegar junto e ajudar os trabalhadores e trabalhadoras recifenses envolvidos na Folia de Momo neste período de pandemia, com a criação do Auxílio Municipal Emergencial Carnaval (AME Carnaval). “Desde o início, a gente elencou a prioridade de atenção à cultura, sobretudo em um momento como este de pandemia, com o distanciamento das relações e dos convívios a partir da não possibilidade dos encontros A gente tem que ajudar a cultura, que é feita de encontros. O AME Carnaval foi criado na cidade e temos mais de 90% dos benefícios pagos para as nossas agremiações e atrações que se apresentaram no Carnaval anterior”, destacou o prefeito. “Além disso, temos outras ações, como o MOVE e o Chama Cultura, que fazem com que todos que fazem cultura no Recife sejam ouvidos. Vamos fortalecer os territórios da cidade, para manter acesa a chama da cultura”, garantiu o gestor. 

 

A Casa do Carnaval receberá novos projetos expositivos e de climatização para voltar a receber o público em um futuro próximo, com adequações nas instalações e cuidados com o acervo. Na Escola de Frevo, haverá intervenções na fachada, mudança de piso, adaptação do banheiro para cadeirantes, além da criação de mais uma sala de aula, no térreo da escola, e de um palco para pequenas apresentações na área externa. Também será executado um novo projeto de refrigeração dos ambientes. Os dois espaços estão entre os responsáveis por salvaguardar tradições que contam a história da cidade desde os seus primeiros capítulos. A iniciativa da Prefeitura é voltada para ações revitalizadoras e de manutenção, nos equipamentos culturais, assegurando espaços de fomento à experimentação da arte cada vez mais atuantes e fortalecidos em suas propostas e provocações ao público.

 

Ao lado da vice-prefeita, Isabella de Roldão, do secretário de Cultura, Ricardo Mello, e do presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, José Manoel Sobrinho, o prefeito João Campos também anunciou a criação do registro do Patrimônio Vivo do Recife. O projeto de lei, elaborado por um grupo de trabalho, está em fase de conclusão para ser enviado à Câmara Municipal ainda neste mês de abril. “É muito importante para a nossa cidade reconhecer a sua história e apontar as referências para o futuro. A Lei do Patrimônio Vivo, que iremos apresentar apresentar à Câmara do Recife, será criada entendendo sobretudo, que a gente tem que valorizar as pessoas que nos inspiram, que nos dão a certeza de que a tradição recifense cultural terá sempre a sua chama acesa e que irão ajudar outras gerações a caminharem no caminho correto.”

 

A iniciativa celebra e reconhece, de forma efetiva, não só o patrimônio cultural do Recife, arranjo único e plural de saberes e fazeres ancestrais, mas principalmente aqueles que se dedicam a manter vivas as tradições, transformando e sendo transformadas pelo curso da história. “Temos uma grande expectativa de ver esta ideia logo transformada em Lei, após o debate com vereadores e vereadoras do Recife, fazendo com que o reconhecimento a agremiações, a mestres e mestras se concretize de uma maneira que vai além do agradecimento, mas tem impacto direto na vida destes que fazem a nossa cultura se perpetuar e se renovar, vivendo seu ofício e sua paixão, compartilhando seus saberes”, afirma o secretário Ricardo Mello.

 

 

AME CARNAVAL -  A Prefeitura do Recife já pagou quase 100% dos benefícios do Auxílio Municipal Emergencial - AME Carnaval do Recife já realizados, totalizando cerca de R$ 4 milhões destinados a atrações artísticas e agremiações. Uma ajuda que chegou a pessoas como Graciene Caminha, diretora do Bloco Pierrô de São José. “Foi muito importante a criação do AME, a para amenizar o lado da necessidade financeira das agremiações. Eu agradeço muito por todos os carnavalescos”, disse. Gratidão também é o sentimento de Anderson dos Santos, presidente da Tribo Indígena Carijós do Recife. “Todo o valor foi revertido em cestas básicas e materiais de higiene para nossos integrantes e outros componentes. É uma gratidão enorme.”

 

Fotos: Rodolfo Loepert/PCR
Vídeo: Diego Nigro/PCR

https://we.tl/t-SMiiTrxexD


 Prefeitura do Recife disponibiliza sistema Recife Vacina para imunização em Maceió

Prefeitura do Recife disponibiliza sistema Recife Vacina para imunização em Maceió

Em reunião online com o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, nesta quarta (14), João Campos anunciou que o sistema do Conecta Recife será utilizado pela gestão da capital alagoana para a vacinação contra a Covid-19

 

 

Maceió-AL será a primeira cidade do país a ter a cessão para utilizar o sistema Recife Vacina para cadastramento e agendamento da população para a imunização contra a Covid-19. Da sede da Prefeitura do Recife, o prefeito João Campos teve um encontro online com o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, nesta quarta-feira (14), quando assinou o convênio de mútua cooperação técnica entre as prefeituras e a Empresa Municipal de Informática (Emprel). A reunião também contou com a participação do secretário Executivo de Transformação Digital, Rafael Figueiredo, e do presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida.

 

A gestão municipal investiu em um sistema 100% digital para gerenciar o processo de imunização na cidade. Através do Recife Vacina, sistema que fica dentro do Conecta Recife, é possível realizar o cadastro e o agendamento dos grupos elegíveis, além de fazer uma gestão eficiente no controle do estoque e demanda dos imunizantes, evitando, por exemplo, o desperdício de doses, a suspensão do serviço, aglomeração e filas nos centros de vacinação. “Em janeiro, a gente tomou a decisão de fazer a vacinação digital, de forma ousada e não sabíamos qual seria o resultado. Mas tivemos uma dedicação muito grande da equipe e deu muito certo. A ajuda nas decisões de aberturas de novos grupos é uma das decisões possíveis a partir do sistema, porque se sabe exatamente quantas pessoas serão vacinadas num determinado local, num determinado horário”, explicou João Campos. “Fico muito feliz que a primeira cidade com quem a gente vai firmar essa parceria ser a nossa vizinha, amiga e irmã Maceió”, acrescentou.

 

O prefeito da capital alagoana foi só elogios e agradeceu a parceria com a Prefeitura do Recife. “Obrigado pela sua disponibilidade e pelo seu espírito público. Nossa cidade só tem a ganhar com a chegada de ferramentas e instrumentos que vão ajudar a gente a planejar a vacina, oferecer aos nossos cidadãos serviços com uma qualidade ainda melhor e poder fazer tudo isso na palma da mão. A gente sabe que Recife é referência e você tem dado um ritmo ainda mais acelerado em relação à transformação digital”, destacou João Henrique Caldas em agradecimento ao prefeito do Recife. A Prefeitura do Recife, além de  ceder o sistema Recife Vacina à Prefeitura de Maceió, também vai realizar o treinamento das equipes técnicas, através da Emprel, para a operacionalização do sistema.

 

No último dia 30 de março, quando o prefeito João Campos tomou posse como vice-presidente de Relações Institucionais do Consórcio Conectar, ele já informou que iria disponibilizar o sistema de vacinação presente no aplicativo Conecta Recife para outros municípios que quisessem organizar os seus processos de vacinação de forma digital, evitando filas e aglomerações. O Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) foi instituído pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com o objetivo de promover a aquisição dos imunizantes pelos municípios brasileiros para combater a Covid-19.

 

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL - O Conecta Recife App teve seu uso ampliado e se transformou no hub digital da Prefeitura do Recife para a modernização do acesso do cidadão e visitantes a mais de 140 serviços, disponíveis de forma remota e gratuita, pelo smartphone. Criado pela Empresa Municipal de Informática de Recife (Emprel) e lançado em julho de 2020, o aplicativo integra cada vez mais o cidadão à Prefeitura, de maneira direta e confiável, como exemplo de tecnologia a serviço da população de forma a agilizar e facilitar a vida do cidadão. Hoje, o app se popularizou entre os recifenses por ser a ferramenta usada para o agendamento da vacinação. Mais de 411 mil pessoas já se cadastraram para receber a vacina, pelo site ou pelo aplicativo. O aplicativo Conecta Recife já teve mais 208 mil downloads em celulares e tabletes; e o site, mais de 3,7 milhões de acessos.

 

A partir da atual gestão, o Conecta Recife passou a disponibilizar o contracheque e o demonstrativo do Imposto de Renda dos servidores municipais, fez a liberação da matrícula da rede municipal de ensino deste ano, está emitindo boletos e pagando boletos a partir da integração com bancos. Também é por meio do Conecta Recife que os empreendedores recifenses estão se cadastrando para ter acesso ao Cred Pop - Crédito Popular do Recife.

 

VACINAÇÃO - Hoje, o Recife está vacinando idosos a partir de 62 anos; trabalhadores da saúde, ativos, de qualquer área, a partir de 50 anos e trabalhadores da Atenção Básica do município. Além deles, os trabalhadores da saúde que atuam em UTIs (adulto, pediatria, neonatalogia, coronária e oncologia), setores de quimioterapia (ambulatorial e hospitalar), segmentos hospitalares de cardiologia, vascular e neurologia (enfermaria e diagnóstico), Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise), maternidades (centro obstétrico, berçário, alojamento conjunto, centro de parto normal, diagnóstico e farmácia) e setores hospitalares de endoscopia, broncoscopia e imagem.

 

Além deles, os que atuam em policlínicas municipais; nas Vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e do trabalhador também estão recebendo a vacina. O município também está imunizando funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados; trabalhadores de saúde lotados em hospitais do município, cirurgiões dentistas e os estudantes da área de saúde que atuam na linha de frente da covid-19 (UTI e enfermaria covid) e nos serviços de urgência e emergência.

 

 

FOTOS: Rodolfo Loepert / PCR


COMPESA AMPLIA OFERTA DE ÁGUA PARA A REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE, REDUZINDO O RODÍZIO PARA MAIS DE 430 MIL PESSOAS

O volume de chuva registrado na Região Metropolitana do Recife, no último fim de semana, trouxe expectativas positivas para a Compesa e boas notícias para a população. Após análises técnicas de acompanhamento dos níveis das barragens e projeções futuras, a Companhia anuncia a ampliação da oferta de água a partir do Sistema Pirapama, cuja barragem está localizada no Cabo de Santo Agostinho. O Sistema, que hoje opera com uma vazão de 4.500 litros por segundo, passará para 5.000 litros por segundo, o que significa mais água nas torneiras para 430 mil pessoas de bairros do Cabo de Santo Agostinho, de Jaboatão dos Guararapes e do Recife. A barragem de Pirapama conseguiu elevar o seu nível de acumulação de 25,82% (na sexta, dia 09/04) para os atuais 55,48%.

 

A partir da próxima segunda-feira (19), começa a valer o novo calendário de abastecimento, tendo áreas com eliminação do rodízio e outras com redução. Jaboatão dos Guararapes, que enfrentava o rodízio mais rígido da RMR, recebe boas notícias.  Os bairros de Piedade, Cajueiro Seco, Barra de Jangada e Cadeias, que eram abastecidos, em média, no esquema de 30 horas com e 24 horas sem água, serão beneficiados com água todos os dias. Já Muribeca sairá de 12h x 84h para 6h x 42h e parte do bairro Vila Rica, que estava 1 dia com x 20 dias sem, passará para 1 dia com x 10 sem.

 

Já no Cabo de Santo Agostinho, locais como Ponte dos Carvalhos, Pontezinha, Praia do Paiva, Alto do Cruzeiro e Vila Pirapama terão o rodízio eliminado, voltando a receber água todos os dias. Antes a média era de 36 horas com água e 36 horas sem. Além disso, haverá melhorias de pressão nas redes, o que significa a chegada da água mais forte na casa das pessoas, nas localidades de Garapú, Cohab e o Distrito Industrial da PE-60.

 

Recife não ficou de fora e também teve áreas que passarão a receber mais água. Os bairros de San Martin, Mangueira e Jiquiá, que eram atendidos 1 dia com x 5 dias sem, agora receberão água no esquema de 20h com x 28h sem. Por fim, os bairros de Ipsep, Afogados e Imbiribeira terão água nas torneiras 4,5 dias com para 12 horas sem (antes era 2,5 dias com para 12 horas sem). 

 

“O acumulado das últimas chuvas permitiu uma resposta rápida da Compesa que, com toda segurança e responsabilidade, ampliará a oferta de água por meio do Sistema Pirapama, a partir da retirada de mais água da barragem. Vale destacar que a quadra chuvosa está apenas começando e nossa expectativa é que as chuvas deste inverno permitam, de fato, a recuperação dos principais reservatórios da RMR, e das demais regiões do Estado, para que possamos, tão logo seja viável, anunciar novas reduções de rodízio em cada vez mais regiões”, destaca a presidente da Compesa, Manuela Marinho. 

 

Além do anúncio de Pirapama, o volume acumulado nas principais barragens da RMR permitirá à Compesa operar com maior confiabilidade os seus sistemas integrados de abastecimento e, ainda, preservar tais mananciais. “As chuvas recentes trouxeram boas perspectivas. Isso proporciona maior segurança hídrica aos nossos mananciais, garantindo, assim, o cumprimento do calendário vigente e um abastecimento contínuo e com boas pressões na rede, atendendo melhor a população”, afirma.

 

NÍVEIS DOS MANANCIAIS - A barragem de Duas Unas, localizada em Jaboatão dos Guararapes, e que pertence ao Sistema Integrado Tapacurá, também teve um bom acúmulo de água e agora atingiu 35,43%. Por outro lado, a mesma proporção de recuperação não foi observada na barragem de Tapacurá, situada em São Lourenço da Mata, que passou de 27.43% para 29,46%. A barragem de Várzea do Una, que fica em São Lourenço da Mata, que estava praticamente em colapso com apenas 5,84%, teve uma elevação de nível para 16,67%. Outra barragem que estava em uma fase bem crítica, Botafogo, localizada em Igarassu, está hoje com 13,81%, uma boa recuperação quando comparado com o nível do manancial anteriormente que era de 4,35%.

 


Hospital Veterinário do Recife abre agendamento para castrações de cães e gatos na 2ª quinzena de abril

Hospital Veterinário do Recife abre agendamento para castrações de cães e gatos na 2ª quinzena de abril

Nos dias 15 e 16, população terá 800 vagas para agendar procedimentos até o dia 3 de maio. Marcações podem ser feitas pelo site da SEDA ou por telefone, a partir das 9h

 

A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA) abre agendamentos para castrações de cães e gatos nesta segunda quinzena do mês de abril, oferecendo 800 vagas. As marcações serão feitas nos dias 15 e 16, através do site da SEDA ou da central telefônica da pasta (ver contatos abaixo). Todos os procedimentos serão feitos no Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR), até o dia 3 de maio.

 

As marcações das castrações poder ser feitas através do site www.seda.recife.pe.gov.br ou pelos telefones 3224-30013224-40013224-4002 e 3446-9808, no horário das 9h às 16h. Para cada dia, a SEDA vai disponibilizar 400 agendamentos de animais, onde a população poderá escolher dia e horário para realizar os procedimentos nos pets. 

 

Para ter acesso ao serviço, é preciso levar originais de comprovantes de residência com CEP do Recife, podendo ser faturas de concessionárias de água e de energia elétrica, de cartão de crédito ou declaração de associação de moradores com o CNPJ e assinatura do presidente da entidade, além de documento de identificação com foto do tutor.

 

O Hospital Veterinário do Recife fica situado à Av. Professor Estevão F. da Costa, S/N, no Cordeiro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Nesse período de pandemia, todas as dependências do hospital vêm recebendo sanitização diária contra o novo coronavírus.

 

Serviço:

Agendamento para castração de animais – Hospital Veterinário do Recife (HVR)

Quando: 15 e 16/04

Contatos: www.seda.recife.pe.gov.br ou pelos telefones 3224-30013224-40013224-4002 e 3446-9808

Horário: das 9h às 16h

Quantitativo: 800 vagas

 
  FOTO: ANDRÉA RÊGO BARROS/ DIVULGAÇÃO PCR  

 


Desenvolvimento Econômico de Pernambuco

Desenvolvimento Econômico de Pernambuco

 

A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) deu aval para o Porto de Suape receber navios porta-contêineres de maior dimensão disponível na América Latina, os da classe New Panamax. As embarcações medem 366 metros de comprimento, 52 metros de larguras e têm capacidade para cerca de 14 mil TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés). 

Vale ressaltar que apenas portos de classe mundial têm infraestrutura para receber esse tipo de embarcação, a maior que pode cruzar o Canal do Panamá por meio das novas eclusas. Em levantamento realizado, foi demonstrado que Suape dispõe de condições favoráveis e apresenta as variáveis ambientais e de infraestrutura exigidas para que esse tipo de navio opere. Essa permissão favorece a atração de novas rotas de navegação para o país, atendendo importadores e exportadores da região Nordeste, onde Suape é o porto líder em movimentação de contêineres, aquecendo a economia.

#PraCegoVer #PraTodoMundoVer Ao fundo, foto de navio atracado no Porto de Suape. À frente, o texto: "Suape passa a receber os maiores navios da América Latina - Com isso, o Porto entra em novas rotas de navegação comerciais, aquecendo a economia"