Teste de publicidades

Grande Recife atende pleito do Eixo Caxangá criando uma nova linha de BRT na av. Caxangá

Grande Recife atende pleito do Eixo Caxangá criando uma nova linha de BRT na av. Caxangá

LUTA DO EIXO CAXANGÁ
A partir desta segunda-feira dia 29 de Maio, a Grande Recife Consórcio atende um dos pleitos das lideranças do eixo Caxangá e entidades de defesa dos usuários de transporte coletivo com a implantação da linha 2443 - EBRT (BR101) / TI Joana Bezerra.


PROTESTO CONTRA FECHAMENTO DA CRECHE SEMENTINHA DO SKAYLAB

PROTESTO CONTRA FECHAMENTO DA CRECHE SEMENTINHA DO SKAYLAB

Neste sábado, 27 de maio, às 7h da manhã
Local: Rua Mucurici, 62, Iputinga (Em Frente a Creche Sementinha do Skaylab)
#VenhaParticipe
“Mães e pais mobilizados em defesa da creche Sementinha do Skaylab, tire as mãos da nossa creche sr. Geraldo Julio.”


Chuvas dos últimos dias elevam o nível de barragens em Pernambuco

Chuvas dos últimos dias elevam o nível de barragens em Pernambuco

As chuvas dos últimos dias colaboraram para melhorar o nível de algumas barragens em Pernambuco. Um dos mananciais que está em pré-colapso no estado, a Barragem do Prata, no município de Bonito, elevou de 9,83% para 11,72%, entre a última quarta-feira (24) e hoje (26). Com o aumento, ainda tímido, o Prata registra agora 4.939.384 metros cúbicos de água acumulados, o que já garante prorrogar o uso da água da barragem até o mês de agosto deste ano. A Barragem do Prata é responsável pelo abastecimento de água de Caruaru e das cidades de Agrestina, Santa Cruz do Capibaribe, Ibirajuba, Altinho e Cachoeirinha.

 

Em março deste ano, a Compesa precisou adotar a medida de redução da exploração do Prata para 200 litros de água por segundo. Desde então, o abastecimento das seis cidades do Agreste está recebendo o complemento pelo Sistema Adutor do Pirangi, que incrementa o Sistema Prata com mais 500 litros de água por segundo. "A melhoria do nível do Prata é uma boa notícia, pois ainda estamos no meio da quadra chuvosa, e a nossa expectativa que a barragem acumule mais água no período das chuvas, assim como outros mananciais do estado", observa o diretor Regional do Interior da Compesa, Marconi de Azevedo.

 

Em Garanhuns, as três barragens que fornecem água para a cidade elevaram o volume de reservação com as chuvas dos últimos dez dias. A Barragem do Cajueiro aumentou o nível de acumulação de 43% para 48% (6,9 milhões de m³ de água), Mundaú subiu de 23% para 35% (696 mil m³), enquanto Inhumas, que estava em colapso, com 5% da sua capacidade total, agora subiu para 27% (1,8 milhão m³). "Com essa melhora dos níveis das barragens, conseguimos garantir a continuidade do fornecimento de água para a cidade até fevereiro de 2018. E se as chuvas continuarem regulares e com esse volume até o final do mês de junho, a cidade poderá até sair do rodízio ainda em julho deste ano", informa o diretor.

 

Ainda no Agreste, a Barragem do Rio Correntes, que fornece água para a cidade de Correntes, está vertendo. A Compesa inclusive, concluiu um serviço para limpeza dessa barragem, neste mês, o que contribuiu para melhorar a acumulação de água no manancial e retirar a cidade do rodízio. Lagoa do Ouro também teve o calendário reduzido pelas chuvas, passou para um dia com água e um dia sem, depois que regularizou a vazão do Riacho da Palha. A população de Bom Conselho já sente as melhorias no abastecimento, após as barragens de Bulandim, Mata Verde e Caboge voltarem a acumular água. A companhia retornou com a captação nos mananciais, e estabeleceu um novo calendário de três dias com água e seis dias sem para a cidade - antes era de cinco dias com água e dez dias sem.

 

Na região Metropolitana do Recife, o maior aumento de volume aconteceu na Barragem de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, que subiu, de ontem para hoje, de 46,06% para 54,12%. As outras quatro principais barragens da RMR não sofreram alterações significativas dos níveis: a Barragem de Várzea do Una está 35,84% da sua capacidade total; Tapacurá com 32,07%; Duas Unas apresenta 27,82% do seu volume de reservação; e Botafogo registra 13,47%.

 

Zona da Mata

 

Na Zona da Mata Norte, as cidades de Ferreiros e Camutanga são atendidas pelo mesmo sistema de abastecimento e cujas fontes de água, duas barragens de nível, tiveram a vazão regularizada com as chuvas. A Compesa passou a fazer a captação 24 horas, por dia, na Barragem de Mucambo, e voltou a retirar água da Barragem Vundinha. A população de Ferreiros e Camutanga - juntas, somam 16,5 mil pessoas - que antes eram abastecidas com o rodízio de dois dias com água e vinte dias sem, agora são atendidas com um calendário de dois dias com água e oito dias sem.

 

Com as últimas chuvas que caíram em Chã Grande, na Mata Sul, a Compesa voltou a captar água na Barragem dos Macacos, que está vertendo. Com a retirada de 15 litros de água por segundo deste manancial, somados a mais 15 l/s que são captados na Barragem de Siriquita, em breve, será divulgado um novo calendário de abastecimento para cidade, que hoje é de dois dias com água para 12 dias sem. A Barragem de Banho da Negra que abastece Pombos, também está vertendo, o que possibilitou reduzir o rodízio da cidade de dois dias com água e 28 dias sem, para dois dias com água e cinco dias sem.

 

As barragens de Água Fria de Cima e Água Fria de Baixo, que atendem Sirinhaém, também atingiram a capacidade máxima de reservação e estão vertendo. Na cidade é realizado o rodízio de 24 horas com água e 48 horas sem. Em Escada, as chuvas regularizaram o nível do Rio Sapocagy, principal manancial que atende a cidade e que estava em pré-colapso. A Compesa voltou a captar água no manancial 24 horas por dia, o que permitiu adotar o novo calendário de abastecimento em Escada, que é de um dia com água e um dia sem. 


A crise é muito profunda. Só há um caminho, Diretas Já!

A crise é muito profunda. Só há um caminho, Diretas Já!

A situação beira o insustentável, a instabilidade é geral, a política e os políticos estão totalmente desacreditados. A vulgaridade em que se tornou as relações entre o público e o privado, as transações espúrias dos empresários com grande parte dos políticos (que sempre existiu) tornaram-se claras para população que não passam de meras negociatas eleitorais com retornos financeiros para ambas as partes. 

A solução era o impeachment da Dilma, destruíram a imagem do Partido e tentam incansavelmente destruí o Lula. 
Mais uma vez o povo foi enganado. Colocaram no lugar uma corja de corruptos com apoio da elite econômica e com a tarefa de aprovarem as piores reformas já vista no Brasil nas últimas décadas. Só para ferrar o trabalhador. 

Eu imaginava que o golpe duraria alguns anos, talvez até 10 anos de governos das elites e da plutocracia, dos conservadores da direita contra o povo. Mais o Temer, o capitão do golpe, e sua turma, é tão ruim, tão enlameados com a podridão da corrupção que só durou 1 ano. 

O país está agora numa crise ainda mais profunda e sem saída. 
Pra mim a única saída é o voto, a soberania popular. 
Neste ambiente de incertezas, insensatez e de instabilidade surgem opções de saídas para crise de todos os gostos. 

Eleições indiretas, defendem a elite política e econômica que hoje mandam no país. É o que diz a constituição, esbravejam eles, porém, para eleições  indiretas ainda a  necessidade de lei complementar que ordene a forma como se daria está eleição. Contudo, sinceramente, este  congresso tem alguma moral ou credibilidade para eleger um presidente? Não tem. 

Outra saída seria um acordo para eleições indiretas com a suspensão das reformas e garantia de um processo eleitoral normal em 2018. Opção levantada pelo governador do Maranhão, Flávio Dino em caso de não haver eleições diretas. Um equívoco político na minha opinião. 

E a saída, mesmo difícil, mas também a única com legitimidade direta do povo, é Diretas Já! Para mim o único caminho. Nenhuma pessoa que se diz democrata pode defender algo contrário à decisão soberana do voto popular. 
Porém, para consolidar está opção, dependemos  exclusivamente da força e da mobilização popular! Só uma grande mobilização nacional garante eleições diretas. 
Quem defende o contrário, que tenha a coragem de defender as reformas trabalhista e previdenciaria que massacram o trabalhad@r, em campo aberto, numa eleição e no programa eleitoral pra ver se passa. Se depender de decisão do povo não passa. 

Não há outra alternativa, não há outro caminho, só a soberania do voto popular salva o país do abismo sem fundo que esses que estão no poder jogaram nossa nação. Não pode haver dúvidas nem vacilações, o caminho é único;  mobilização popular, diretas já com eleições gerais, muda tudo. Depois é uma grande reforma no sistema político com uma constituinte exclusiva para fazer as reformas necessárias para retomada do desenvolvimento, o emprego, os direitos sociais e principalmente a confiança do povo brasileiro!
As ruas são nossos campos de lutas, vamos ocupá las!

Felipe Cury

 


Prefeitura do Recife fecha creche municipal Sementinha do Skaylab no bairro da Iputinga e pais se revoltam por não ter onde deixar os filhos

Prefeitura do Recife fecha creche municipal Sementinha do Skaylab no bairro da Iputinga e pais se revoltam por não ter onde deixar os filhos

 
No Bairro da Iputinga, a Creche Municipal Sementinha do Skaylab,localizada a Rua Mucurici, 62,  hoje é um prédio com janelas e portas quebradas e muito lixo. A unidade foi desativada há quatro anos para reforma, que jamais começou. Segundo as mães, parte das crianças foi abrigada de forma improvisada em uma escola de educação infantil na comunidade vizinha e outras ficaram sem vagas. Inaugurada há 30 anos, a creche que foi fundada e erguida pela comunidade para que tivessem um lugar para deixar as crianças e as mães poderem trabalhar. ...agora com essa crise toda o prefeito Geraldo Júlio resolveu cortar gastos  fechando a creche que foi uma conquista da comunidade do Skaylab ...prefeito esse de tamanha incompetência. ...ele não só tira uma creche da comunidade mas também deixam suas mães sem lugar para deixar seus filhos. ...a comunidade do Skaylab há anos vem sendo prejudicada pela Prefeitura do Recife, primeiro foi a Unidade de Saúde da Família do Skaylab que foi retirada da comunidade e transferida  sobre o pretexto de reforma e não retornou jamais deixando a comunidade com um Posto de Saúde da comunidade localizada em um prédio de outra comunidade, agora a mesma historia se repeti com a creche Sementinha do Skaylab, a pelamos ao Ministério Publico de Pernambuco para intervir no caso da reforma da creche Sementinha do Skaylab e garantir como manda a constituinte a vaga de creche para as mães da comunidade do Skaylab no prédio da creche que a comunidade construiu e que a Prefeitura do Recife assumiu a administração, a prefeitura esta omissa ao drama das mães da comunidade do Skaylab. 
pais se revoltaram com a situação e não querem que as crianças sejam transferidas para outra creche, que fica longe da comunidade.

Deputada Teresa Leitão(PT) presidiu Reunião Solene que celebrou o centenário do Colégio Nóbrega

Deputada Teresa Leitão(PT) presidiu Reunião Solene que celebrou o centenário do Colégio Nóbrega

Fundado em 1917 pela ordem religiosa dos jesuítas, o Colégio Nóbrega do Recife recebeu homenagem, no Plenário da Assembleia Legislativa, pelos 100 anos de criação. A iniciativa da Reunião Solene, com a presença de ex-alunos e ex-professores da unidade, que encerrou as atividades em 2006, partiu do deputado Zé Maurício (PP).


Compesa sedia evento nacional sobre o uso de geotecnologia na área do saneamento

Compesa sedia evento nacional sobre o uso de geotecnologia na área do saneamento

Primeiro Encontro sobre Transformação Digital do Saneamento Brasileiro  reuniu representantes de sete companhias do país

 

Representantes de sete companhias de saneamento do país estiveram reunidos, hoje (24), no Primeiro Encontro sobre Transformação Digital do Saneamento Brasileiro, que aconteceu na sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), no bairro de Santo Amaro. O evento promoveu o intercâmbio de conhecimento e experiências das empresas no uso de sistemas de informações geográficas e aplicação de geotecnologia na área do saneamento. No encontro, foram compartilhadas inovações com o emprego dessa ferramenta na gestão corporativa, que pode ser utilizada para otimizar ações operacionais e comerciais em busca de melhorias na prestação de serviços aos clientes.

 

"O evento despertou em todos   participantes a curiosidade e as inúmeras possibilidades de utilização do Sistema de Informações Geográficas (Gis Corporativo) e, consequentemente, a otimização e aprimoramento dos serviços em vários segmentos de atuação", observou o diretor de Mercado e Atendimento da Compesa, Eduardo Sabino. A Compesa, que se posiciona como uma das principais companhias do país, no uso dessa tecnologia, apresentou o GisComp, desenvolvido e aprimorado pela empresa desde o ano de 2007. "Mostramos quais áreas já contam com esse serviço e de que forma avançamos na nossa gestão interna, unificando os cadastros comercial, técnico e operacional em uma única plataforma. Nos tornamos mais ágeis e melhoramos a nossa eficiência no atendimento ao cliente", explicou Luis Henrique Oliveira, gerente de Cadastro da Compesa, destacando a participação da Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal) no evento, referência no Brasil na implantação do Gis Corporativo.

 

O sistema criado pela Compesa passou por melhorias de tecnologia e performance para unificar bancos de dados. "Com essa ferramenta podemos direcionar melhor nossas ações, por meio da espacialização da nossa carteira de clientes e redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Esse serviço permite identificar redes de abastecimento que precisam ser substituídas ou mesmo determinar quais áreas precisam ser expandidas", informa o gerente. Um dos produtos gerados pela implantação do geoprocessamento na Compesa foi a versão do calendário de abastecimento disponibilizado no site www.compesa.com.br, no qual o cliente pode consultar o dia de fornecimento de água para a sua rua com mais precisão.

 

Participaram do encontro companhias que já utilizam o Gis Corporativo ou que já estão em fase de implantação da ferramenta, além de professores do curso de Engenharia cartográfica da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). "Estamos em processo de desenvolvimento do nosso Gis Corporativo e poder participar de um evento como este é muito importante para a troca de experiências. Conhecer as potencialidades das ferramentas implantadas por outras empresas de saneamento do país pode nos ajudar no desenvolvimento de uma ferramenta mais eficiente para a nossa companhia", disse Isaías Veríssimo Lopes, subgerente de geoprocessamento da Cagepa (Companhia de Água e Esgoto da Paraíba).


200 mil pessoas participam de ato marcado por repressão no DF

200 mil pessoas participam de ato marcado por repressão no DF

Manifestantes tomaram as ruas da capital para pedir Fora Temer e Diretas Já. Ato foi reprimido violentamente pela PM. Golpista convocou Forças Armadas

 

A grande manifestação do “Ocupa Brasília”, que pedia por Diretas JáFora Temer e contra a retirada de direitos dos trabalhadores, na tarde desta quarta-feira (24), transformou-se em um cenário de guerra com a forte repressão policial que marcou o dia.

Ainda pela manhã, mais de 200 mil manifestantes saíram do estádio Mané Garrincha até a praça dos Três Poderes. Os protestos começaram pacificamente, mas foram atingidos pela repressão ainda no começo da caminhada. Parlamentares do PT desceram a rampa do Congresso e se uniram à marcha, denunciando a violência.

Muitos deles afirmaram que o cenário de guerra recordou aos tempos da ditadura militar. A PM do Distrito Federal começou a jogar bombas de efeito moral, gás pimenta e gás lacrimogêneo nos manifestantes, além de disparar tiros de bala de borracha. Manifestantes foram atingidos e ficaram feridos.

A violência gerou indignação da população, movimentos sociais e dos parlamentares do PT. A situação se agravou quando o presidente golpista convocou as Forças Armadas para “garantir a lei e a ordem” no DF até o dia 31 de maio.

O ato foi convocado pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, além das centrais sindicais e outros movimentos sociais. Inicialmente, a pauta principal era a resistência às reformas trabalhista e da Previdência proposta pelo governo golpista. Com a piora da crise do governo Michel Temer (PMDB), porém, o Fora Temer e o Diretas Já ganharam força.

Para o líder do PT da Câmara, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), a manifestação representa o Brasil inteiro numa única frente: fora Temer, diretas já e nenhum direito a menos.  “O objetivo anterior era protestar contra as reformas, agora é com os fatos que mostram que Temer não tem nenhuma condição de governar. A manifestação ganhou novo propósito pelas eleições diretas e retomada da democracia. Não existe possibilidade de acordo ou eleição indireta, que não seja as urnas”, disse.

A senadora Gleisi Hoffmann, líder do PT no Senado, também participou do ato. 


Bruno Ribeiro é reeleito presidente do PT de Pernambuco

Bruno Ribeiro é reeleito presidente do PT de Pernambuco

Atual presidente do PT de Pernambuco, Bruno Ribeiro foi reconduzido ao cargo, para um mandato de dois anos, após o congresso estadual da legenda. O diretório estadual apresentou a chapa única Fortalecer para Unir, Lutar e Vencer e a candidatura à presidência de Ribeiro. No partido, a eleição para presidente é separada da eleição dos demais dirigentes estaduais da legenda, que ainda serão eleitos. 

Para Bruno Ribeiro, a construção da chapa de unidade, em torno de um documento e de propostas para a ação partidária, é de grande importância para o fortalecimento do partido em Pernambuco, e da luta em defesa da democracia e do enfrentamento ao golpe, bem como posicionando o PT para as disputas locais.

Também foram eleitos, durante o congresso, 21 delegados que representarão Pernambuco na etapa nacional, que acontece de 1 a 3 de junho em Brasília, quando o partido fixará posição sobre estratégias, programa partidário, organização partidária, elegerá o próximo diretório nacional e o presidente nacional do PT. 

Um novo diretório estadual petista também foi eleito. Ainda foram aprovadas resoluções orientadoras para os novos dirigentes que conduzirão a sigla no Estado, ao lado de Bruno Ribeiro. A eleição dos novos quadros de direção do PT-PE, escolhidos a partir do novo diretório eleito, ainda será definida.


 Sistema de esgotamento sanitário de Caruaru será modernizado e ampliado

Sistema de esgotamento sanitário de Caruaru será modernizado e ampliado

Primeira etapa do projeto inicia, ainda neste mês, com a recuperação de quatro estações elevatórias e cadastro técnico da rede coletora de esgoto existente

 

A maior cidade do Agreste pernambucano, Caruaru, será beneficiada com um projeto de ampliação e modernização do sistema de esgotamento sanitário. As ações irão, inicialmente, recuperar o sistema já existente e que abrange parte de 14 bairros da cidade - corresponde a 40% da área urbana: Caruá, Boa Vista (1 e 2), Mandacaru, Nova Caruaru, Macaparana, Inocoop, José Liberato, Cidade Jardim, Rendeiras, Jardim Panorama, Salgado, Centro, Petrópolis e Maurício de Nassau. A primeira etapa do projeto vai iniciar, ainda neste mês, para reativar quatro estações elevatórias. Também será feito um diagnóstico operacional e o cadastro técnico da rede coletora que foi implantada na década de 1970. A intenção da Compesa é estender a cobertura de esgotamento sanitário para 100% de Caruaru.

 

Toda as ações do projeto serão financiadas pelo Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca (PSA Ipojuca) com recursos do Banco Mundial. A companhia vai iniciar as obras pela reabilitação de quatro estações elevatórias de esgotos, que são Rendeiras II e III, José Liberato I e Boa Ventura - juntas possuem uma vazão de 250 litros de esgoto por segundo. Serão feitas trocas de conjuntos de bombeamento, colocação de novas bombas, substituição dos quadros de comando elétrico, além de reparos estruturais. Com o retorno da operação dessas unidades, cerca de 40 mil imóveis da cidade passarão a ter seus esgotos tratados, contribuindo diretamente para a despoluição do manancial. Para essa primeira etapa, que tem o prazo de seis meses para execução a partir da emissão da ordem de serviço, serão investidos cerca de R$ 2,6 milhões.

 

Em paralelo, também será iniciada a limpeza e desobstrução dos principais coletores 'tronco' da rede (interceptores), que somam mais de 2,2 quilômetros de extensão. O trabalho vai permitir, inclusive, a filmagem interna da rede coletora com equipamentos robotizados para verificar e diagnosticar as condições físicas das tubulações. Ainda será feito o levantamento e cadastramento técnico de mais de 300 quilômetros da rede existente, ação que é fundamental para a elaborar o projeto de ampliação do sistema, atividades de operação e manutenção. Só para este trabalho, serão destinados mais de R$ 3 milhões.

 

Para reativar todo sistema existente em Caruaru, a companhia precisará recuperar 14 estações elevatórias e triplicar a capacidade de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Caruaru - que hoje trata 450 litros de esgoto por segundo - localizada no bairro Rendeiras. O sistema de esgotamento sanitário da cidade sofreu ampliações ao longo dos anos, feitas pela Prefeitura da cidade e pelo Projeto Alvorada, da Secretaria de Saúde do Estado, e com essas obras será integrado ao Sistema operado pela Compesa. Para elaborar todo o projeto de ampliação e modernização do sistema, que é dividido em 37 bacias, estão sendo investidos R$ 3,6 milhões. O projeto deve ser finalizado até maio de 2018.


Serra Talhada e Camaragibe são Prefeituras Amigas da Biblioteca

Serra Talhada e Camaragibe são Prefeituras Amigas da Biblioteca

A Assembleia Legislativa homenageio as Prefeituras Amigas da Biblioteca por promoverem ações de incentivo à leitura e à biblioteca. Os dois municípios homenageados serão Serra Talhada (sertão) e Camaragibe (Região Metropolitana) e os deputados proponentes foram Teresa Leitão e Aloísio Lessa, respectivamente.

 

Serra Talhada mereceu o prêmio porque o município possui uma Biblioteca Pública de destaque na região. Em um ambiente totalmente climatizado, fornece salas individuais de estudo, sala temática para atendimento de crianças, sistema de cadastramento eletrônico, além de mais de dez mil exemplares disponíveis para consulta.  

 

O município de Camaragibe possui a Penarol Biblioteca Municipal, que conta com um acervo de mais de seis mil livros, acessibilidade física com banheiros adaptados e rampa de acesso, além de livros em Braille e audiolivros, bem como capacidade para 150 pessoas.

 

O Prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca foi criado a partir de projeto de resolução de autoria da presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alepe, deputada Teresa Leitão (PT), e prevê a entrega de diploma e troféu aos municípios que promovem a instalação e manutenção de bibliotecas públicas e escolares.

 

Para oferecer os prêmios, uma comissão da Alepe verifica critérios como número de imóveis cedidos para instalação de bibliotecas em condições adequadas; número de programas de formação continuada; número de servidores bibliotecários formados para as bibliotecas públicas; número de bibliotecas escolares em condições de funcionamento e maior acervo de autores locais.


Nota da deputada Teresa Leitão

Nota da deputada Teresa Leitão

As últimas denúncias, dentre tantas já feitas, envolvendo o presidente Temer e o senador Aécio Neves, colocam o país em uma situação de extrema gravidade e de muita instabilidade política.

 

O golpe completa um ano de implementação aprofundando a crise econômica, elevando as taxas de desemprego e impondo ao país uma agenda conservadora de reformas que retiram direitos dos trabalhadores e submetem o Brasil aos interesses do capital financeiro internacional.

 

Esta nova fase do golpe, que coloca seus articuladores em processo de decomposição, chegou ao fundo do poço.

 

Temer perdeu totalmente as condições de permanecer no cargo e Aécio Neves precisa ser investigado de uma vez por todas.

 

A mobilização do povo de luta precisa continuar e crescer.

Para retomar a democracia no Brasil só há um caminho: Fora Temer! Diretas Já!

 

Teresa Leitão

Deputada Estadual (PT/PE)