Teste de publicidades

Governador do Piauí diz que adversários são capazes de matar Lula para tirá-lo de 2018

Governador do Piauí diz que adversários são capazes de matar Lula para tirá-lo de 2018

 governador do Piauí, Wellington Dias do PT, participou no ultimo domingo da inauguração popular da Transposição do Rio São Francisco, ao lado dos ex-presidentes Lula e Dilma na cidade de Monteiro.

Em Campina Grande, em entrevista ao Blog, Wellington Dias, disse que os adversários são capazes de tudo para evitar que o ex-presidente Lula se candidate mais uma vez em 2018, até mesmo matá-lo.

"O presidente Lula só não é candidato se não quiser. Ou seja, os adversários eu sei que pensam em matar o Lula, em prender o Lula, em torná-lo inelegível. Agora, o Lula não é só uma pessoa física, o Lula é uma ideia, um projeto que deu certo, uma ideia que deu certo. Eu acho que é isso que muita gente ainda hoje não compreendeu", afirmou Dias. 

 

Fonte: Marcos Wéric


21 de Março - Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

21 de Março - Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

“No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.” Geledés Instituto da Mulher Negra. 

Que todos os dias sejam de luta e resistência contra o preconceito. Que todos os dias tenhamos força para lutar contra o extermínio da juventude negra. Que não vejamos mais os números de mortes entre mulheres negras crescerem nas estatísticas. Que possamos nos orgulhar de ser um povo que sabe da sua história e respeita as suas raízes.


No PT PE, Lindbergh Farias falou da necessidade de uma nova agenda para o país e que ‘não estamos numa situação de normalidade institucional’

No PT PE, Lindbergh Farias falou da necessidade de uma nova agenda para o país e que ‘não estamos numa situação de normalidade institucional’

Por: Cátia Oliveira/PT Pernambuco

 

O Senador Lindbergh Farias (PT/RJ), esteve na manhã desta terça-feira, 21, na sede PT Pernambuco, em Recife, para apresentar algumas de suas ideias e debater com dirigentes petistas e militância. A liderança petista deverá concorrer à presidência nacional do PT, durante os congressos do partido

Lindbergh destacou a necessidade da construção de uma nova agenda que aponte diferentes rumos na economia e na política, para que o país possa sair da crise. O senador afirmou ainda que o PT precisa retomar a luta contra o golpe e voltar às origens. “Temos de ter maturidade. Queremos um partido de mais enfrentamento, voltar às origens. O PT neste momento tem que se apresentar como um partido que enfrente o golpe, não pode ser acomodar. Não estamos numa situação de normalidade institucional. Temos que entrar nesta agenda nova e apresentar alternativas à esquerda”, ressaltou.

A Lindbergh falou, também, da importância do estreitamento do diálogo da legenda com os diversos movimentos sociais e de juventude. Destacou a importância de apoiar o segmento jovem, tanto fora quanto dentro do partido, como protagonista nos processos de luta e reorganização partidária.

Integrantes da Juventude do PT Pernambuco (JPT-PE). Secretário da JPT-PE, Pedro Henrique Alcântara, do lado direito de Lindbergh. Vereadora Marília Arraes na primeira fileira ( blusa de listras pretas).

 

“Foi muito relevante a fala do companheiro Lindbergh sobre o papel da juventude na conjuntura política atual e no necessário processo de renovação do PT”, declarou o Secretário de Juventude do PT Pernambuco, Pedro Henrique Alcântara. De acordo com Pedro Henrique, o debate dialogou bastante com o sentimento da militância petistas de propor alternativas do campo da esquerda para a conjuntura que está posta.

O grande fórum onde o PT vai discutir novas formulações e debater algumas de suas teses será realizado em junho. O Congresso Nacional, que está em sua sexta edição, definirá os novos rumos para o partido. O encontro deve promover além da renovação dos quadros de direção, a apresentação de propostas e novos projetos.

Até a próxima semana, Lindbergh deve consolidar um documento com as principais diretrizes que devem pautar sua candidatura. Estão previstas também visitas a diversos diretórios estaduais até a chegada do Congresso Nacional, para onde devem convergir diversas propostas para discussão.

 

 

Foto Juventude : Denilson Catête (Equipe Marília Arraes)


Pela 1ª vez na década, Brasil deixa de avançar em ranking de qualidade de vida

Pela 1ª vez na década, Brasil deixa de avançar em ranking de qualidade de vida

É o que revela o ranking internacional de desenvolvimento humano da ONU, nesta terça-feira, 21.

O Brasil recebeu a mesma nota de 2016, 0,754, o que o coloca na 79 entre 188 países.

Os cinco primeiros países na lista são: Noruega (0,949), Austrália e Suíça (0,939), Alemanha (0,926) e Dinamarca e Cingapura (0,925).

“Na América do Sul, o país tem o quinto maior IDH, ficando atrás de Chile, Argentina, Uruguai e Venezuela (nesta ordem). Argentina, Chile e Uruguai têm todos os indicadores maiores do que os brasileiros”, conforme o levantamento.

 

Foto:Crianças brincam em área alagada de favela do Recife 


Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa e a Indústria  ASA se reúnem hoje (22), na sede da companhia, para renovar e ampliar a parceria  existente para a coleta de óleo de cozinha e reutilização do resíduo na produção de sabão. Dos nove anos do Programa Mundo Limpo Vida Melhor, da Asa, oito deles tem o apoio da Compesa. O programa ajudou a preservar cerca de 100 bilhões de litros de água, a partir da coleta de mais de 5,5 milhões de litros de óleo reciclados.

 

A parceria consiste na cessão das Lojas do Cliente da empresa para a instalação de coletores e recebimento do óleo descartado. A intenção da Compesa é ampliar os pontos de coleta por entender que a iniciativa traz grandes  benefícios  para a empresa, como a redução  dos serviços de manutenção na rede coletora de esgoto , provocados por  obstruções  decorrentes do lançamento indevido do material no ralo, além da  preservação dos recursos hídricos. O  programa permite ainda  a preservação da saúde das pessoas, pois o descarte inadequado do óleo atrai pragas causadoras de doenças, como leptospirose, hepatites, entre outras.


 Ato de vandalismo prejudica abastecimento de São José do Egito, no Sertão

Ato de vandalismo prejudica abastecimento de São José do Egito, no Sertão

A população de São José do Egito, no Sertão de Pernambuco, teve o abastecimento de água prejudicado por um ato de vandalismo. A balsa que dá suporte à bomba flutuante que opera no Açude São José II, responsável pelo fornecimento de água para a cidade, sumiu do local onde tinha sido instalada pela Compesa, no último sábado (18). A companhia chegou a registrar um Boletim de Ocorrência pelo furto, mas técnicos da Compesa localizaram a balsa em um ponto distante do local de operação, próximo às margens do açude.

 

Agora, a empresa realiza a manutenção no equipamento para garantir que a bomba seja reinstalada amanhã (22), conforme a previsão de conserto, e possa restabelecer a distribuição normal de água para a cidade. Hoje, o Açude São José II e o Sistema Adutor do Pajeú são responsáveis pelo abastecimento total da cidade, onde é realizado o rodízio de um dia com água para seis dias sem, em média. O açude está com cerca de 18% da sua capacidade total de armazenação - que é de 7.152.875 metros cúbicos de água -  e cuja produção total destinada à São José do Egito é de 43 litros por segundo. Com a bomba danificada, esse volume reduziu em mais de 50%, tendo em vista que a água passou a ser transportada para a cidade somente por meio da gravidade.

 

"Nossa suspeita é que a balsa tenha sido retirada do local por pescadores. Eles fizeram uso e depois abandonaram a balsa", informou o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Sérgio Bruno Ribeiro, acrescentando que ainda há uma preocupação com as condições da estrutura da balsa para a instalação da bomba, o que pode levar mais tempo para colocar o sistema em operação e cumprir o calendário de abastecimento da cidade.


Dilma denuncia ameaça à liberdade de imprensa e se solidariza com Eduardo Guimarães

Dilma denuncia ameaça à liberdade de imprensa e se solidariza com Eduardo Guimarães

SOLIDARIEDADE

Com apreensão, recebi a notícia de que Eduardo Guimarães, jornalista e editor do Blog da Cidadania, foi levado em condução coercitiva, às 6h da manhã, à sede da Polícia Federal, em São Paulo, para prestar esclarecimentos. A ele foi pedido que revelasse suas fontes. O episódio é grave. Ameaça a liberdade de imprensa e de expressão, garantidas pela Constituição. Sou solidária a Eduardo porque sei como é duro ter de se explicar por pensar e escrever.


 Manutenção emergencial  no Sistema Alto do Céu

Manutenção emergencial no Sistema Alto do Céu

Uma manutenção  emergencial foi iniciada  hoje (21),   na   adutora do Monjope,  integrante do  Sistema Alto do Céu, localizada  no bairro de Paratibe, na cidade do Paulista, acarretou a suspensão  do  abastecimento de água em alguns bairros do Recife e Olinda. Para executar o conserto da tubulação, foi necessário suspender o fornecimento de água no Recife nas seguintes localidades: Água Fria; Alto José Bonifácio; Alto José do Pinho; Alto Santa Terezinha;  Arruda;  Beberibe; Bomba do Hemetério; Cajueiro; Campina do Barreto; Fundão; Hipódromo; Linha do Tiro; Mangabeira e Porto da Madeira. Em Olinda, as áreas afetadas são: Peixinhos; São Benedito, Ribeira, Alto da Sé, Monte, Amaro Branco, Bonsucesso, Guadalupe e Varadouro. A previsão  é  retomar  a distribuição de água nas áreas atingidas  na  sexta-feira (24), a partir das 16h, após os procedimentos de  tratamento da água,  enchimento do reservatório e pressurização da rede. O fornecimento de água será  normalizado de acordo com o calendário de cada bairro.


PT repudia a condução arbitrária de Eduardo Guimarães

PT repudia a condução arbitrária de Eduardo Guimarães

A Bancada dos deputados estaduais do PT suspendeu suas atividades nesta terça-feira (21), em solidariedade ao blogueiro, editor do Blog da Cidadania, Eduardo Guimarães, conduzido coercitivamente pela Polícia Federal, sob acusação de supostos vazamentos. Os deputados José Zico Prado, líder da Bancada e Alencar Santana Braga se dirigiram à sede da Superintendência da Policial Polícia Federal de São Paulo, na Lapa. Leia abaixo nota de repúdio na íntegra:

NOTA DA BANCADA DO PT CONTRA CONDUÇÃO ARBITRÁRIA DO BLOGUEIRO EDUARDO GUIMARÃES

A Bancada dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa se junta ao elo de protestos e indignação ao atentado à democracia e a liberdade de imprensa que atingiu o blogueiro Eduardo Guimarães, editor do Blog da Cidadania, levado coercitivamente à Superintendência da Polícia Federal de São Paulo, nesta terça- feira, às 6h da manhã.

Aos moldes dos tempos sombrios da Ditadura Militar, o blogueiro está incomunicável, sem acesso a advogados e direito de defesa, sob a acusação de supostos vazamentos sobre a condução coercitiva do ex- presidente Lula, em março do ano passado.

Diariamente a mídia brasileira noticia delações e fatos de maneira seletiva e mesmo assim tem garantido o exercício à liberdade de imprensa, expressão e garantia de sigilo à fonte, asseguradas na Constituição Federal.

Os deputados estaduais do Partido dos Trabalhadores condenam a censura e a autoritária ação da Polícia Federal, que aos moldes do Estado de Exceção querem calar a democracia e a imprensa, e se colocam na trincheira em defesa do companheiro Eduardo Guimarães.

Da Redação da Agência PT de notícias.


O QUE TEMER COM A REFORMA DA PREVIDÊNCIA?

O QUE TEMER COM A REFORMA DA PREVIDÊNCIA?

O QUE TEMER COM A REFORMA DA PREVIDÊNCIA? 

A reforma da Previdência Social, proposta pelo governo Temer, apresenta mudanças drásticas para a classe trabalhadora, como o estabelecimento da idade mínima de 65 anos para a aposentadoria e fim do pagamento integral da pensão ao cônjuge em caso de morte. 

Para debater sobre o tema e suas consequências, na próxima sexta-feira (24), os gabinetes do Vereador Daniel Finizola e do Senador Humberto Costa realizarão uma discussão pública sobre a proposta da reforma, com o ex Ministro da Previdência, Carlos Gabas. 

A gente espera vocês.


Usuários do transporte coletivo sofrem um novo golpe do governo Paulo Câmara PSB

Usuários do transporte coletivo sofrem um novo golpe do governo Paulo Câmara PSB


Meia-passagem aos domingos no Grande Recife fica restrita a passageiros do VEM Comum (Foto: Reprodução/TV Globo)

Meia-passagem aos domingos no Grande Recife fica restrita a passageiros do VEM Comum (Foto: Reprodução/TV Globo)

 

Mesmo após a repercussão negativa gerada por um boato sobre a suspensão da meia-passagem aos domingos para os passageiros que pagam em espécie as tarifas de ônibus no Recife e na Região Metropolitana, o Grande Recife Consórcio de Transporte decidiu efetivar a mudança a partir de domingo (26). A partir dessa data, segundo o órgão, só terá direito ao desconto de 50% quem utiliza o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum. Após o aumento em janeiro deste ano, as tarifas dos anéis A e B passaram a custar R$ 3,20 e R$ 4,40.

Um boato sobre a resolução circulou nas redes em janeiro, mas foi tratado como 'divulgação irregular' pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE). De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, a mudança ocorre para "incentivar o uso da bilhetagem eletrônica, reduzindo a circulação de dinheiro nos ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife".

A decisão, assinada pelo presidente do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), Francisco Papaléo, foi publicada na edição de sábado (18) do Diário Oficial do Estado e se refere apenas ao benefício para usuários do VEM Comum, sem citar quem utiliza o VEM Trabalhador. Portadores do Passe Livre e estudantes, que já têm a meia-passagem em todas as tarifas, não terão mudanças na utilização do cartão.

A estudante Raquel Gomes reclama de mudança na meia-passagem nos ônibus aos domingos na Região Metropolitana do Recife (Foto: Pedro Alves/G1)

A estudante Raquel Gomes reclama de mudança na meia-passagem nos ônibus aos domingos na Região Metropolitana do Recife (Foto: Pedro Alves/G1)

 

A medida não agradou alguns passageiros do transporte público na Região Metropolitana do Recife, que reclamaram da obrigatoriedade do uso do VEM Comum. No Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, Raquel Gomes, 22 anos, considera que a medida não vale a pena para quem anda de ônibus. Ela estuda Direito no município e costumava usar dinheiro para pagar a meia-passagem aos domingos, já que, mensalmente, há um limite de utilizações do VEM Estudante. Para a aluna, a medida pode até diminuir os assaltos ao caixa dos coletivos, mas não beneficia os passageiros.

"É errado obrigar as pessoas a portarem o cartão, o que deveria ser uma escolha. Para os empresários, é viável, porque eles ganham mais dinheiro com recargas, taxas e aquisições do cartão, mas o usuário nunca tem opinião. Fora que não se pode carregar muito dinheiro no VEM Comum, porque, caso eu seja assaltada, por exemplo, o ladrão vai poder usar meus créditos normalmente", explicou.

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, o cartão pode ser adquirido no Posto de Atendimento, na Rua da Soledade, 259, no centro da capital, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. Também é possível adquirir o cartão VEM Comum nas estações do BRT, com carregamento mínimo de R$ 10. Nesse caso, há a cobrança de taxa de aquisição do cartão, no valor de R$ 4, e o restante é revertido em passagem.

Quem já possui o cartão pode recargá-lo nas máquinas de autoatendimento, no posto da Soledade, nas estações do BRT ou nos estabelecimentos da Rede Ponto Certo, onde é cobrada uma taxa de conveniência e há o limite de R$ 100 por transação. Também é possível fazer a recarga pelo aplicativo da Ponto Certo. Nos últimos meses, passageiros também têm reclamado que os postos de autoatendimento dos terminais estão quebrados.

Com o aumento da passagem, estudantes e trabalhadores que usam os postos desentralizados denunciaram que precisam pagar ao menos duas vezes a taxa de conveniência cobrada pela rede credenciada Ponto Certo. O problema ocorre, por exemplo, com o estudante que usa o Cartão Vem 70 vezes por mês na tarifa do Anel B, que custa R$ 4,40. No fim do mês, ele desembolsa R$ 154, uma vez que tem direito à meia-passagem. O limite de recarga estabelecido pela rede credenciada é de R$ 100 por cada transação mensal.

A modelista Sheyla Amorim prefere pagar em espécie a meia-passagem aos domingos nos ônibus (Foto: Pedro Alves/G1)

A modelista Sheyla Amorim prefere pagar em espécie a meia-passagem aos domingos nos ônibus (Foto: Pedro Alves/G1)

A insatisfação é compartilhada pela modelista Sheyla Amorim, que mora em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, e, nos fins de semana, precisa pegar ônibus para quase tudo o que precisa fazer. "É um benefício que foi tirado. Você é obrigado a gastar dinheiro para comprar um cartão que não vai mudar sua vida em nada. São os mesmos ônibus lotados, é a mesma passagem cara e você não tem nenhum desconto. A mudança não é nem um pouco prática. Achei péssimo", disse.

O Grande Recife Consórcio de Transporte informou que os passageiros que tiverem dúvidas sobre a mudança devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158.

 

Medidas polêmicas

 

aumento de 14,26% da tarifa de ônibus no Grande Recife foi aprovado sob protestos na capital pernambucana, durante reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano no dia 13 de janeiro deste ano. A tarifa do Anel A, que custava R$ 2,80, passou a ser R$ 3,20, enquanto a do Anel B subiu de R$ 3,85 para R$ 4,40. Subiram também os valores do Anel D, que foi de R$ 3 para R$ 3,45, e do anel G, de R$ 1,80 para R$ 2,10. O reajuste previa a renovação de 467 ônibus, dos 3 mil que integram a frota, nos meses de fevereiro e março.

No início de fevereiro, 27 mil passageiros da Zona Oeste do Recife, que dependem de oito linhas de ônibus para chegar ao centro da capital, foram afetados por uma mudança que os faria passar a descer na Avenida Caxangá e fazer integração com o BRT para ir à cidade. As linhas Engenho do Meio, Brasilit, Avenida do Forte, Sítio das Palmeiras, Torrões, Roda de Fogo, Monsenhor Fabrício e Barbalho/Detran deixaram de circular pelo centro do Recife e começaram a fazer parte da integração temporal na Avenida Caxangá com o corredor Leste-Oeste do BRT.

Gradativamente, o Grande Recife Consórcio tem implantado o pagamento exclusivo com VEM nos ônibus da capital e da Região Metropolitana. No dia 12 de março, mais seis linhas de ônibus passaram a não mais aceitar passagens em dinheiro. Os coletivos circulam sem cobradores, aceitando o pagamento exclusivamente por meio do VEM nas versões Comum, Estudante ou Trabalhador. A mudança, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, é devido à "baixa demanda de usuários".

As linhas que pararam de ter cobradores foram a 204 - Loteamento Jiquiá/TI Santa Luzia, 222 - Jardim Uchôa, 242 - Pacheco (Floresta), 412 - San Martin (Largo da Paz), 424 - CDU/Torrões (San Martin) e 812 – Sítio Novo (Av. Norte). Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, os passageiros dessas linhas vêm sendo comunicados da mudança por meio de cartazes fixados nos ônibus desde o início de fevereiro.


EM MONTEIRO PB, A ESPERANÇA TOMOU POSSE

EM MONTEIRO PB, A ESPERANÇA TOMOU POSSE

EM MONTEIRO, A ESPERANÇA TOMOU POSSE
Num momento de tanto desânimo, em que o país mergulhado no caos econômico e numa enorme crise política motivados por um golpe contra a democracia desfechado pelas forças do atraso e da defesa do status quo, o que se viu hoje na cidade de Monteiro e em todos os lugares por onde Lula e Dilma passaram significa um fulgurante raio de esperança.
Hoje ficou patente que as elites brasileiras jamais conseguiram produzir uma liderança popular como Luís Inácio Lula da Silva, jamais alguém, mesmo Getulio Vargas, conseguiu morar nos corações e na alma do povo como esse homem que veio desse mesmo povo, que é um sobrevivente da seca, da fome, da miséria, das injustiças sociais, do trabalho mal remunerado, da doença, dos efeitos de séculos de domínio do latifúndio, da monocultura, do coronelismo, de uma sociedade de profundas desigualdades sociais. O povo ama Lula, porque ele é a sua própria encarnação, a sua melhor face, é aquele que dentre eles deu certo e não virou as costas para ele, não o esqueceu.
Hoje ficou patente que se Lula já é um mito vivo, se as elites do país tiverem a coragem e o descaramento de o encarcerarem sem ele ter cometido qualquer delito, ele se tornará lenda e as perseguirá enquanto viver e mesmo depois de morto. O que se viu hoje desde a chegada no aeroporto em Campina Grande, ao longo de todo o percurso até Monteiro pela BR-432, completamente colapsada, nas cidades de Serra Branca, Sumé foi o encontro do maior líder popular da história do Brasil, do maior presidente que este país já teve com o seu povo, sem precisar de seguranças, cercas, tapumes, como aquelas que cercaram e protegeram o homúnculo que ocupa ilegitimamente neste momento o Palácio do Planalto, um espécime do tipo que só  nossas piores elites é capaz de criar. 
Não era apenas a militância petista que estava em Monteiro, ela estava sim, novamente revigorada, ela que andava de cabeça baixa depois da derrota, se encheu novamente de brio e orgulho por tudo o que o PT fez por esse país, só a transposição do São Francisco já coloca o partido, que tentam caluniar e destruir, na história do país, ele que fez bem mais. Não eram apenas os militantes da esquerda que estavam lá. Sim, eles estavam, de muitos partidos, de muitos estados brasileiros, pois parecem começar a perceber que enquanto a esquerda se dividir a direita imporá ao país sua agenda antipopular e antinacional. Mas quem estava lá, em sua maioria, eram homens e mulheres do povo nordestino, de muitos estados nordestinos e brasileiros, porque apesar de todo o bombardeio da mídia dos patrões, da mídia golpista e oligopolista, o povo sabe a verdade, o povo sentiu em sua vida as mudanças trazidas por 14 anos de governos populares. Não são as acusações levianas, sem provas, não são a ridicularia de um pedalinho e de um apartamento que não é de quem dizem que é que fará o povo esquecer o que aconteceu em suas vidas nesses últimos anos.
Se as pessoas de outras regiões não compreendem o amor dos nordestinos por Lula, visitem a transposição e possa ser que entendam. Quem, como eu, andou léguas atras de agua para beber, quem correu atras de vacas e jumentos durante quilômetros para encontrar uma fonte de agua para que matassem a sede, não pode evitar as lágrimas ao ver aquela água chegando pelos canais ao sertão. Como não amar e ser agradecido ao homem que teve coragem de enfrentar todos os obstáculos, e foram muitos, para que esse quase milagre acontecesse? Podem dizer o que for, o sertanejo desconfiado ficará calado ouvindo o doutor reacionário, o boizinho de classe media falar mal de Lula, mas lá no intimo Lula e Dilma ficarão para sempre na alma desse povo.
Em Monteiro, uma cidade de 10 mil habitantes, mais de 50 mil pessoas vieram celebrar o retorno da esperança e não foi mais porque a estrada colapsada não permitiu a aproximação. Como em 2003 e 2007, nas posses de Lula, o povo acorreu de todos os lugares, alegres, para uma enorme confraternização, a esperança estava novamente no ar, novamente ela vencia todos os medos. Não havia mais lugar para hospedar ninguém, Lula e Dilma mal conseguiram se aproximar das águas com tanta gente a querer toca-los, abraça-los. O carro que os levava ficou preso  sob a multidão. Hoje, em Monteiro a esperança voltou a tomar posse de todos nós que queremos um Brasil mais justo, mais igualitário, mais humano, menos desigual, um Brasil para seu povo, um país que tenham governos que não se vanglorie de serem impopulares e de tomarem medidas impopulares. Podem chamar Lula de populista, quem assim o faz é porque lhes falta o verdadeiro amor e gratidão do povo. Hoje em Monteiro jorrou as águas da esperança e eu me banhei de lágrimas de alegria e de emoção.

Prof. Dr. Durval Muniz de Albuquerque Jr. (PPGH-História/UFRN e UFPE)

Foto: Ricardo Stuckert