Obra de reparo na rede de abastecimento no bairro da Madalena será finalizada amanhã (23)

Obra de reparo na rede de abastecimento no bairro da Madalena será finalizada amanhã (23)

Vazamento da rede de drenagem no local impediu que a Compesa concluísse os serviços ainda hoje

 

 

 

A existência de vazamentos no sistema de drenagem (galerias) no local que está sendo executada a obra de reparo da rede de abastecimento de água, no cruzamento da Rua Benfica com a Estrada dos Remédios, bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, impediram que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) concluísse os serviços ainda nesta quinta-feira (22) à tarde, conforme foi divulgado. Diversas intercorrências veem aumentando a complexidade dessa intervenção, que iniciou na última terça-feira (20), como o elevado nível do lençol freático, interferência da maré e o fato da tubulação de água danificada estar localizada embaixo de uma caixa de fios do sistema de telefonia. Hoje, a grande dificuldade enfrentada pelos técnicos foi o acúmulo de água dentro da vala aberta que escorre da rede de drenagem - uma tubulação de grande porte (600 milímetros), que apresenta vários vazamentos. Para solucionar o problema, a Compesa organizou uma ação conjunta com a Emlurb (Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana), BRK Ambiental, Oi e a Copergás, e precisou estender o prazo de finalização da obra por mais 24 horas. Cerca de 30 profissionais estão envolvidos na ação, além do apoio de equipamentos, máquinas e caminhões.

 

A previsão é terminar a intervenção amanhã (23), às 16 horas, quando será restabelecido o abastecimento de água para os bairros que tiveram o fornecimento de água interrompido para execução da obra: Torre, Mustardinha, Bongi, Madalena, Ilha do Leite, Afogados, São José, Ilha do Retiro, Santo Antônio, Bairro do Recife, Graças, Derby, Espinheiro, Santo Amaro e Boa Vista. “Com a vala cheia de água, não tivemos como concluir o isolamento de todo trecho da tubulação até hoje à tarde, pois para cortar uma das extremidades do tubo, que está submerso, precisamos usar equipamento elétrico. Por isso, a gente precisou aguardar o trabalho de tamponamento da rede de drenagem pela Emlurb e, depois, o esvaziamento da vala com ajuda de bombas”, explica Conceição Pontes, gerente de Manutenção de Rede e Ramais da Compesa.

 

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) está administrando o trânsito na área e, para reduzir o impacto no trânsito do local, a Compesa liberou, hoje de manhã, a faixa interditada da Rua Benfica (sentido subúrbio-cidade), que foi reaterrada com pó de pedra, provisoriamente.

A obra foi iniciada após a Compesa receber reclamações de moradores de dos bairros da Madalena e da Torre, de que algumas ruas estavam apresentando queda de pressão e falta de água. Após um trabalho de investigação e sondagens na rede de abastecimento de água que atende os dois bairros, a companhia localizou um grande vazamento oculto (não aparente) na tubulação localizada no cruzamento da Estrada dos Remédios com a Rua Benfica.