Praia de Muro Alto recebe obras de melhoria do abastecimento de água

Praia de Muro Alto recebe obras de melhoria do abastecimento de água

Uma das mais belas praias do Litoral Sul de Pernambuco, a Praia de Muro Alto, localizada no município de Ipojuca,  está recebendo ações de melhoria do abastecimento. Depois da visita do governador Paulo Câmara para inaugurar uma nova Adutora, no final de novembro passado, que aumentou a oferta de água, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) começou a executar uma nova obra para ampliar a rede de distribuição na localidade, um investimento de R$ 500 mil, que beneficiará a população residente da praia, a rede hoteleira e o turismo da região – cerca de 14 mil pessoas. Os serviços estão sendo realizados na Avenida Praia do Cupe (a partir do Nannai Resort & Spa), para implantação de tubulações (250 milímetros de diâmetro) numa extensão de dois quilômetros.


A previsão é assentar a rede, que permitirá atender plenamente Muro Alto, até o próximo mês de março. “Hoje atendemos cerca de 50% da Praia de Muro Alto, através do Sistema de Abastecimento de Àgua  de Porto de Galinhas. Com essas intervenções, vamos conseguir atender também novos empreendimentos, como os condomínios que estão em construção e também passamos a ter um sistema mais flexível, que nos permite regularizar o abastecimento nessa área até na época de alta temporada”, explica Robson Santos, gerente de Unidade de Negócios da Compesa, esclarecendo que o fato de os sistemas de Suape e Porto de Galinhas (proveniente da Estação de Tratamento de Água Porto de Galinhas) estarem interligados, permite que a Praia de Muro Alto possa ser atendida pelos dois sistemas, dando mais confiabilidade ao fornecimento de água para a localidade.

Numa segunda etapa da obra, que deverá ser licitada no mês próximo mês, haverá a construção de um reservatório elevado e de uma estação de bombeamento, além da implantação de um complemento da rede de distribuição de água. Esses investimentos possibilitarão melhorias do abastecimento de água - como a pressurização adequada da rede - e a ampliação do atendimento não só em Muro Alto, mas também na Praia do Cupe, outro importante destino turístico do Litoral Sul. O projeto dessa obra, orçado em mais de R$ 3,5 milhões, será submetido à análise da Caixa Econômica Federal para liberação de recursos.