O Fórum Municipal Popular de Educação do Recife Realiza a 1ª CMPER- Conferência Municipal Popular de Educação do Recife

O Fórum Municipal Popular de Educação do Recife Realiza a 1ª CMPER- Conferência Municipal Popular de Educação do Recife

O Fórum Municipal Popular de Educação do Recife – FMPER - é um coletivo de ação política, independente do Governo Municipal, composto por representantes dos trabalhadores da Educação pública e privada e da sociedade civil, com o objetivo de acompanhar, monitorar e fiscalizar as Políticas Públicas Educacionais do Recife, bem como promover debates, estudos e apresentar proposições para melhoria da qualidade da Educação Básica.

O resultado da Conferência será encaminhado à Conferência Estadual, à Secretaria de Educação, e à Comissão de Educação da Câmara de Vereadores do Recife, sendo um instrumento de luta por mudanças na Educação em especial do Recife.

Objetivos da Conferência: a 1ª CMPER- Conferência Municipal Popular de Educação do Recife tem por objetivo aprovar ou rejeitar o documento referencial de análise do PNE - Plano Nacional de Educação e iniciar uma revisão do PME-Plano Municipal de Educação.

PROGRAMAÇÃO

Abertura: 03 de Abril - Bloco G- UNICAP- Universidade Católica de Pernambuco, às 18h00.

Plenárias dos Eixos: 04 de Abril, das 8h30h às 12h00.

Plenária final: 04 de Abril, das 13h40 às 18h30- Plenária Final- auditório do Bloco G da UNICAP

Quem pode participar? Convidados e delegados eleitos por entidades representantes dos trabalhadores da educação pública, particular, comunitárias e Universidades; Estudantes; representantes das famílias; entidades estudantis; entidades em defesa dos direitos humanos; entidades comunitárias, entre outras.

Quem elege os(as) delegados(das)? Os delegados serão eleitos pelas entidades, ou pelo Fórum, quando tiver interesse do segmento e no caso de negativa da Instituição em realizar o processo de escolha dos(as) delegados.

Qual a metodologia para escolha dos(das) delegados(das)? Assembléias ou reuniões da entidade para escolha dos(as) delegados(das).

* No ato do preenchimento da ficha do(a) delegado(a) eleita deve escolher um dos seguintes Eixos em discussão na Conferência: Eixo IV, Eixo V e Eixo VII . O resultado deve ser enviado para o seguinte e-mail: fomudeedu@gmail.com ou pessoalmente, ao Comitê Gestor e deve constar de: Fichas preenchidas dos(as) delegados(as) eleitos(as).

Calendário para escolha dos(as) delegados(das) : 15 a 27 de março . 

O que cada eixo vai abordar?
Cada Plenária temática vai discutir um Eixo e a revisão das Metas do PME-Plano Municipal de Educação do Recife, que estão em consonância.
Eixo IV: Qualidade da educação, democratização, acesso (vagas), permanência.
Eixo V: Diversidade étnico-racial, gênero, Direitos Humanos, Justiça social e cultura.
EIXO VII: A plenária irá discutir: valorização dos profissionais de Educação.