NOTA OFICIAL DA JUVENTUDE DO PT

NOTA OFICIAL DA JUVENTUDE DO PT

A cidade de Porto Alegre que foi rompante da Campanha da Legalidade, que garantiu a posse Jango em 61, da conhecida Esquina democrática, palco de tantos atos e manifestações de lutas democráticas e berço do Orçamento Participativo, uma das maiores experiências de participação popular iniciada nas gestões petistas, infortunadamente sediou neste 24 de janeiro de 2018 mais um episódio da farsa judicial movida contra o ex-presidente Lula, no TRF-4. Um julgamento de cartas marcadas, onde os desembargadores apenas cumpriram papéis protocolares no recurso julgado no tribunal, que tinha como objetivo condenar Lula e retira-lo do processo eleitoral de 2018.
Não foi com complacência ou silêncio que os magistrados abrigados em imponentes palácios proferiram as arbitrariedades na sentença condenatória ao ex-presidente. Do lado de fora, milhares de brasileiros de todos os cantos do país se aglomeraram e se manifestaram em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato. No dia anterior ao julgamento do recurso no TRF4, mais de 50 mil pessoas tomaram as ruas da capital gaúcha em sinal de resistência as injustiças sofridas pelo ex-presidente.
A manutenção e ampliação da condenação de Lula é etapa complementar do golpe que vem ocorrendo em nosso país, desde a farsa do impeachment da Presidenta Dilma em 2016 e a sequência de ataques aos direitos conquistados durante os governos petistas e a entrega da riqueza e soberania nacional aos que financiaram este golpe.
Ainda que seja o interesse dos poderosos atentar contra a democracia e a vontade popular, Lula representa a emancipação política da classe trabalhadora e o seu direito de se sentir representada, através de um projeto político que os emancipe e que garanta seus direitos e uma qualidade de vida digna e com oportunidades. E isto se reflete em todas as pesquisas de opinião divulgadas até aqui, onde Lula é líder em todos os cenários.
Assim como não nos retiramos da luta e das ruas em nenhum momento até aqui, a juventude petista seguirá em resistência, sem trepidar em momento algum, em defesa intransigente da vontade da maioria da população, que clama por uma justiça digna e pelo restabelecimento da democracia em nosso país.
Mobilizaremos todos nossos esforços em defesa da candidatura de Lula para a presidência da república e convocamos a todos aqueles que lutam por um brasil mais justo, democrático e soberano que se somem a esta luta.

Juventude do Partido dos Trabalhadores