Nos primeiros dias da ação, aproximadamente uma tonelada de equipamentos de 15 empresas de internet clandestinas foram removidos dos postes, reduzindo risco de acidente e incêndio

A Neoenergia Pernambuco iniciou uma operação de ordenamento de rede na Rua da Mangabeira, localizada no bairro da Mangabeira, Zona Norte do Recife. A ação tem como objetivo remover cabos de telecomunicações instalados de forma irregular nos postes da via, contribuindo para a segurança da população e a qualidade do fornecimento de energia elétrica.
Até o final da semana, a distribuidora pretende realizar uma limpeza completa nas estruturas, retirando equipamentos que não possuem contrato de uso com a empresa ou que foram instalados fora dos padrões técnicos exigidos pelo setor elétrico.
Logo nos primeiros dias de trabalho, aproximadamente uma tonelada de cabos e equipamentos de 15 empresas de internet clandestinas foram removidos dos postes, reduzindo significativamente o risco de acidentes e incêndios.
A escolha da Rua da Mangabeira para a ação se deve à presença de muitos cabos de redes de telecomunicações desnivelados, fora do padrão e clandestinos na via. “Estamos promovendo uma limpeza geral para evitar acidentes com a população, incêndios ou interrupções no serviço”, explicou o gerente de operação da Neoenergia Pernambuco, Fábio Barros.
Balanço das ações no Estado
No primeiro semestre de 2025, a Neoenergia Pernambuco retirou cerca de 60 toneladas de cabos irregulares de aproximadamente 13,5 mil postes em todo o Estado. Além disso, mais de mil caixas de internet clandestinas foram eliminadas das estruturas.
O volume de equipamentos removidos demonstra o avanço das ações da distribuidora. Somente nos últimos três anos, foram retiradas 244 toneladas de cabos, sendo 104 toneladas em 2024, 70 em 2023 e 70 em 2022. A expectativa é que esse número continue crescendo na segunda metade de 2025.
Deixe um comentário