Com Geraldão lotado, Recife encerra Brasileiro de Ginástica com 13 toneladas de alimentos arrecadados

Apoiada pela Prefeitura, competição nacional reuniu mais de 200 atletas de todo o País. Doações vão para o Banco de Alimentos da cidade e beneficiarão 33 entidades sociais e 18 cozinhas solidárias

Diante de um Geraldão lotado, o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística encerrou sua passagem pelo Recife com recordes de público e arrecadação de alimentos. Só neste domingo (7), último dia de competição, um público rotativo de 15 mil pessoas passou pelo Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães para prestigiar a disputa. Ao longo do torneio, que teve entrada solidária, foram doadas 13 toneladas de alimentos não perecíveis, destinados ao Banco de Alimentos da cidade. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Esportes e de Assistência Social e Combate à Fome, em parceria com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

A competição consagrou os campeões brasileiros nas categorias infantil e adulta, com destaque para a recifense Maria Carolina Farias, da academia Bello Salto, que conquistou uma inédita medalha de prata para a ginástica pernambucana. A prata da casa foi a segunda melhor atleta na disputa da trave, na categoria infantil. 

Nas finais da categoria adulta, os 15 mil espectadores presentes no Geraldão tiveram a oportunidade de presenciar um espetáculo de alto nível técnico. Os destaques ficaram para as medalhistas olímpicas Flávia Saraiva (ouro na trave), Júlia Soares (bronze na trave e ouro no solo) e Lorrane Oliveira (prata nas paralelas assimétricas). No individual geral, Caio Souza sagrou-se hexacampeão do masculino, enquanto Sofia Weisberg venceu no feminino pela primeira vez. 

Organizado pela CBG, o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística reuniu mais de 200 atletas de todo o país. Para o secretário de esportes, Eriberto Filho, sediar um evento desta magnitude reforça a veia esportiva da cidade e o compromisso com a promoção do esporte. “Foi uma honra para o Recife receber esse campeonato e ver de perto o talento, a dedicação e a garra dessa nova geração do esporte. Mais do que um campeonato, esse encontro deixa um legado de inspiração para as nossas crianças e jovens, que puderam se espelhar nos ídolos e sentir de perto a grandeza da ginástica. Quero agradecer a todos os envolvidos na organização e reforçar que o Recife está preparado e de portas abertas para receber grandes competições como essa, que movimentam a cidade e fortalecem a nossa vocação esportiva”, ressalta.

Os alimentos doados foram encaminhados ao Banco de Alimentos do Recife, equipamento da Prefeitura que beneficia 33 entidades sociais e 18 cozinhas solidárias. Para a secretária de Assistência Social e Combate à Fome, Pâmela Alves, o evento representa também um ato de solidariedade do povo recifense. “Cada quilo de alimento doado se transforma em refeição para quem mais precisa e queremos que essa corrente de apoio continue crescendo. Quero reforçar que o Banco de Alimentos está aberto para doações o ano inteiro e tem atuado no combate à fome e na redução do desperdício. Somente este ano, já foram arrecadados 36 toneladas de alimentos, beneficiando 27 mil pessoas todos os dias”, destaca.

BANCO DE ALIMENTOS DO RECIFE – Localizado na Avenida Norte, nº 1716, o equipamento da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, é responsável pela captação, coleta, triagem e distribuição de doações realizadas por pessoas físicas, empresas, feiras e supermercados. Com a modernização e a mudança da sede para o bairro do Torreão, a capacidade de armazenamento e distribuição aumentou cerca de 700%, chegando a 100 toneladas – sete vezes mais que o volume anterior. 

Somente em 2025, já foram arrecadadas mais de 36 toneladas de alimentos, beneficiando 33 entidades sociais e 18 cozinhas solidárias, o que representa o atendimento a mais de 27 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e alimentar no município. O equipamento também conta com o apoio das Secretarias de Cultura e de Esportes, que promovem eventos com bilheteria solidária para estimular novas arrecadações. 

As doações podem incluir alimentos perecíveis e não perecíveis. As entregas podem ser feitas diretamente na sede do Banco, e em casos de grandes quantidades, a equipe realiza a coleta no local. O contato pode ser feito pelo telefone (81) 3303-3317, pelo Whatsapp (81) 99488-6856 ou pelo e-mail bancodealimentos@recife.pe.gov.br.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *