Centro Marta Almeida promove oficina gratuita de cinema e fotografia para mulheres

Atividade gratuita é realizada pelo coletivo Nós Gira e ocorre nos dias 24 e 25 de janeiro,  e é voltada para mulheres negras, pretas, pardas e indígenas

O Centro de Promoção dos Direitos da Mulher Marta Almeida, equipamento da Secretaria da Mulher do Recife, promove, nos dias 24 e 25 deste mês, uma oficina gratuita de fotografia audiovisual. A atividade é realizada pelo coletivo Nós Gira e é voltada para mulheres negras, pretas, pardas e indígenas, de 18 a 29 anos, moradoras da capital pernambucana e da Região Metropolitana. Ao todo são 20 vagas com inscrições que podem ser feitas por meio do link https://encurtador.com.br/bCVJ nesta quinta (15) e sexta (16).

Ao longo de dois dias, das 9h às 16h, a oficina totaliza 12 horas de atividades e propõe uma imersão introdutória na área de fotografia do audiovisual. A programação combina momentos de conversa e estudo com exercícios práticos, aproximando as participantes dos processos criativos e técnicos que constroem a imagem no cinema e no audiovisual.

Durante os encontros, serão trabalhados fundamentos de câmera, luz, composição, linguagem visual, narrativas visuais e dinâmica de set, sempre conectando o conteúdo à experimentação prática. Não é necessário levar equipamentos. Todas as participantes terão acesso a câmeras, lentes, tripés e equipamentos de luz, incluindo materiais adquiridos por meio do Edital de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Audiovisual – LPG 2023.

A oficina será conduzida por Luara Olívia, cineasta e diretora de fotografia. A troca parte da experiência de set da facilitadora e do diálogo com as participantes. “A gente quer que essas mulheres se reconheçam nesse lugar técnico do audiovisual, entendam como funciona um set e se sintam à vontade para experimentar, errar e aprender juntas. Que elas se sintam seguras para ocupar esses espaços”, afirma.

CENTRO MARTA ALMEIDA – Localizado na Rua do Bom Jesus, no bairro do Recife, o Centro Marta Almeida conta com infraestrutura completa, que inclui laboratório de audiovisual, cozinha de vanguarda, sala multiuso, auditório, brinquedoteca, ateliê de moda e costura e ponto de leitura.

O espaço atua como um polo permanente de capacitação e transformação social, sediando cursos regulares, além de oficinas, palestras, workshops, exposições e diversas ações voltadas ao fortalecimento do protagonismo da mulher, à qualificação profissional e ao empoderamento por meio da inclusão educacional, social, política, econômica e cultural. O centro funciona de terça-feira a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 10h às 18h, com uma exposição permanente sobre as conquistas das mulheres do Recife. O local conta também com ponto de leitura, com mais de 95% do seu acervo composto por livros de autoras mulheres. O ponto de leitura é aberto ao público.

NÓS GIRA – A iniciativa nasce para ampliar o acesso de jovens da periferia às áreas técnicas do audiovisual, especialmente ao departamento de fotografia, ainda marcado por desigualdades de gênero e raça. As interessadas receberão alimentação, certificado de participação e ajuda de custo referente ao transporte, mediante 100% de presença nos encontros. O projeto também conta com a parceria do Nós Cria, coletivo de fotografia idealizado por Domar e Marlon Diego, que atua no incentivo à criação audiovisual em territórios periféricos.

Serviço: Oficina Nós Gira 

Datas: 24 e 25 de janeiro 

Horário: 9h às 16h, com intervalo para almoço 

Carga horária: 12h 

Público: mulheres negras, pretas e pardas, de 18 a 29 anos, da RMR Parceiro: Centro de Promoção dos Direitos da Mulher Marta Almeida

Local: Rua do Bom Jesus, 147, Recife Antigo

Inscrição:  https://encurtador.com.br/bCVJ.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *