Concurso reforça o Carnaval como espaço de cidadania, visibilidade e respeito às diferenças e premiará vencedores com R$ 5 mil cada

Para promover visibilidade, inclusão e respeito às pessoas com diversas identidades de gênero e orientações sexuais, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, vai realizar o 1º Concurso para Eleição da Rainha e do Rei da Diversidade do Carnaval do Recife 2026. A seleção ocorrerá em uma única etapa, no próximo dia 12 de fevereiro, a partir das 18h, no Palco da Diversidade do Parador, Rua Alfredo Lisboa, nº 04, Bairro do Recife. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (29), no Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+, durante a Caravana de Direitos realizada por ocasião do Dia Nacional da Visibilidade Trans.
Poderão se inscrever no concurso candidatos e candidatas indicados por coletivos, movimentos sociais, organizações da sociedade civil, instituições públicas ou privadas e entidades que atuem na promoção dos direitos humanos, da diversidade, da igualdade racial, da diversidade sexual e de gênero, das pessoas com deficiência, dos povos tradicionais, das juventudes, das culturas populares, das comunidades periféricas e dos territórios culturais, bem como por projetos sociais e culturais sediados no município do Recife.
A vencedora e o vencedor receberão um prêmio no valor de R$ 5 mil cada. As inscrições serão realizadas desta sexta-feira (30) até o dia 5 de fevereiro no Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+, na Rua dos Médicis, nº 86, Boa Vista, sempre das 10h às 12h e das 13h às 15h, de segunda a sexta. Os interessados precisarão apresentar um documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência do Recife e declaração de vínculo com entidade ou coletivo. No ato da inscrição, também vão preencher ficha de inscrição e assinar um termo de compromisso.
Pelo título de Rainha da Diversidade, vão concorrer mulheres trans, travestis, mulheres intersexo ou mulheres lésbicas; já para o título de Rei da Diversidade, vão se inscrever homens gays, homens bissexuais, homens intersexo ou homens trans. Cada entidade poderá inscrever apenas um candidato a Rei e uma candidata a Rainha, que disputarão a etapa única de classificação e eleição. Os concorrentes serão pessoas com 18 anos ou mais.
“O Recife já realiza, de forma consolidada, o Concurso da Rainha e do Rei da população 60+ e das pessoas com deficiência, iniciativas que reconhecem o protagonismo desses públicos no Carnaval. Agora, avançamos ao instituir o 1º Concurso da Rainha e do Rei da Diversidade, ampliando essa política de inclusão e garantindo visibilidade às pessoas LGBTQIAPN+ na maior manifestação cultural da nossa cidade. Para a Prefeitura do Recife, a inclusão é política pública e é assegurar que todas as pessoas estejam representadas, com dignidade e cidadania, também na folia”, afirmou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.
A comissão julgadora vai avaliar as apresentações de acordo com desenvoltura (alegria, simpatia, entusiasmo e carisma); ritmo; adereços e o frevo no pé. O regulamento com todos os detalhes do concurso está publicado na edição nº 011 do Diário Oficial do Recife, publicado nesta quinta-feira (29). Em caso de dúvidas, os interessados podem enviar e-mail para sdhjglos@gmail.com ou entrar em contato pelo (81) 99488-6329.


Deixe um comentário